sexta-feira, 29 de março de 2013

As Palavras de Jesus na Cruz




De forma pormenorizada se encontra nos Evangelhos o relato do que aconteceu na cruz. Ao longo da história as palavras ditas por Jesus foram harmonizadas e piedosamente constituem ponto meditativo. Todavia, a palavra chave que até fundamenta todas as outras se encontra em Marcos. O grito de abandono na cruz apresenta “o abandono do Filho por parte do Pai; abandono este que, sendo aquele que o sofre como homem o próprio Deus, é um abandono absoluto e, por conseguinte, medida absoluta do abismo.”                                                                          
Este grito de Jesus é  uma seta ao que há de mais singular na Paixão de Jesus: a revelação do Esvaziamento divino. As outras palavras podem ser lidas no mesmo contexto da situação do abandono expressa nos acontecimentos ao mesmo tempo objetivo e subjetivo da cruz. Assim, quando João fala da sede, ainda estamos no âmbito do abandono. Agora, a partir da visão da fonte que jorra para a vida eterna (4,10.13ss; 7,37) e vai morrendo de tanto se esvair. Este paradoxo relativo à sede explica as zombarias acerca do médico (Mt 27,42) e a da confiança em Deus que o resgatará se o amar. A palavra sobre a mãe que demonstra historicamente a condescendência com a situação de Maria, que além de viúva, agora sem ninguém que a ampare, teologicamente demonstra uma comunhão pela cruz, pelo fato de se subtrair a ela, tal como o Pai se subtrai ao Filho.                                                                               
 Em Lucas vemos transparecer o aspecto da Graça na cruz de Jesus (Lc 23,34): o perdão aos inimigos reside na realização da Paixão e a palavra ao ladrão que por um lado apresenta o juízo da cruz como separação no sentido de Mt 25,31-46. Ainda a substituição que Lucas faz do salmo 22,2 pelo 31,6 (Lc 23,46a) testemunha o abandono no sentido joanino onde de um lado há a doação do Espírito ( Jo 19,30)  do outro o cumprimento da missão (Jo 19,30a).                                                                                
 A missão do Filho encontra seu fim no instante em que o Espírito Santo no julgamento/Glorificação da Cruz se torna livre no último suspiro de Jesus (Jo 7,39) e pode por este motivo ser soprado na Igreja pelo próprio ressuscitado (Jo 20,22) e assim aprofundar a revelação salvífica da quênose de Deus. Desta maneira, a morte na cruz e a palavra de quem está morrendo, mostram que a obediência terrestre encontra a sua raiz na vida intra divina, não tendo sua fonte em uma decisão humana. Revela que Jesus é sempre e já aquele em quem o Pai concretiza a sua obra (Jo 14,10) e cujo alimento é realizar esta obra (4,34). É no extremo da abertura do Filho que a soberania do Pai se afirma (Jo 12,27ss).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.