O Filho é apresentado
ao mundo, por seu Pai como o VIVENTE. No ato desta apresentação, Ele possui a
total liberdade inerente à sua condição. Assim, a liberdade expressa pelo Pai
no que diz respeito ao ato de ressuscitar o Filho, tem sua correspondência na
liberdade com a qual o Filho, reerguido dentre os mortos, mostra-se a si mesmo.
Aqui
se dá o decisivo na Revelação do Mistério Trinitário na Pessoa do Filho, posto
que sua liberdade apresenta a Pessoa do Pai, pois este tudo deu ao Filho ( Jo
5), e desta maneira é apresentada uma coincidência de liberdade entre o Pai e o Filho. Une-se aqui
obediência e liberdade posto que em extrema obediência, o Filho se deixou
ressuscitar pelo Pai e agora aceita que o Pai lhe dê a total liberdade de
dispor da vida (Jo 5,26), e o entronize como o possuidor do NOME diante do qual
todo joelho se dobre, nos céus, na terra e nos infernos. Este nome é expressão
da divindade do Filho, superação da distinção entre a condição de Servo e a de
Senhor.
Como
conseqüência, fica claro que a renúncia à condição divina e a adoção da
condição de servo, com tudo o que esta imagem comporta, não é uma diminuição
daquilo que é a vida trinitária, mas manifestação de Deus que pode chegar a se
encarnar, morrer e ressuscitar em sentido absoluto. Esta realidade acerca do
Filho nos leva a entender a identificação presente no Evangelho de João entre a
exaltação e a glorificação tanto quando se refere à cruz quanto à ressurreição.
Essa unidade entre o Leão vencedor e o cordeiro imolado ( Ap 5,6s) garante a não
contradição no fato de um morto e ressuscitado, o Filho, ter o poder de
entregar a vida e também de reavê-la. (Jo 10, 18; 2,19) e mediante este poder
(Jo 11,25) ressuscitar os mortos tanto nos contornos do tempo (Jo 12,1. 9.17),
quanto no final dos tempos (Jo 11,25). Pois o que obedece até a morte de cruz é
como dissemos no capitulo II deste trabalho, obediente ao mandato que recebeu
por parte do Pai. Este poder se identifica com a missão conferida pelo Pai e
aceita pelo Filho.
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