sábado, 9 de outubro de 2010

Para você se informar: o nome de Deus

Um dos acontecimentos mais importantes no início da libertação do Egito é a revelação do nome de Deus. O Deus (Elohim, El-Shadday) que escolheu Abraão e fez aliança com ele e com toda a sua posteridade revelou seu nome a Moisés. Assim, o Deus que liberta é o mesmo Deus de Abraão, Isaac e Jacó.
YHWH ou simplesmente Javé é uma forma verbal derivada do verbo ser (em hebraico bíblico hayah). É normalmente traduzido por “eu sou aquilo que sou”. Em hebraico ser não significa apenas existir, mas também estar presente, agir, por isso Deus está dizendo qual o seu modo de agir.
Ao vocalizar o tetragrama sagrado, estas quatro letras: YHWH, os rabinos optaram pela vogais da expressão “meu Senhor”, em hebraico Adonai. Assim, da junção das consoantes YHWH e das vogais de Adonai, surgiu a palavra YAHOWAI, em português Jeová. Mas os judeus nunca pronunciam Jeová, nem mesmo aparece nas escrituras originais desta maneira e sim, Adonai, porque lêem somente as vogais e não as consoantes que são sagradas. Portanto, a palavra Jeová é uma pronúncia errada da palavra hebraica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.