sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Texto-base da Campanha da Fraternidade 2011 é lançado em São Paulo.

www.revistamissoes.com.br
Mais de 70 pessoas prestigiaram o lançamento do Texto-base da CF (Campanha da Fraternidade) de 2011, cujo tema é Fraternidade e a Vida no Planeta, e lema "A criação geme em dores de parto", publicado pelas edições CNBB. O evento foi realizado na noite desta sexta-feira (26), na sede do Regional Sul 1 (São Paulo) da CNBB, na capital paulista.

Participaram do lançamento convidados, entre lideranças religiosas, agentes de pastorais, representantes de entidades e coordenadores da CF das sub-regiões pastorais.

A mesa foi composta pelo presidente do Conselho Episcopal Regional Sul 1 da CNBB e bispo de Santo André (SP), Dom Nelson Westrupp, pelo secretário-geral, Dom Airton José dos Santos, pelo bispo emérito de São Miguel Paulista (SP) e responsável regional pela Campanha da Fraternidade, Dom Fernando Legal, pelo padre José Pedro Teixeira de Jesus, professor de Bíblia do Instituto de Teologia da Diocese de Santo André (SP) e a Dra. Rachel Biderman, advogada e coordenadora do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces). Representando a Campanha da Fraternidade no Estado de São Paulo estava presente o Padre Cícero Soares da Silva Neto.

A noite de lançamento foi aberta pelo Presidente do Regional Sul 1, Dom Nelson Westrupp, scj, que em sua saudação inicial recordou Bento XVI: "Com grande generosidade, Deus confiou-nos o mundo que criou. Urge aprender a respeitá-lo e protegê-lo melhor". Por isso, segundo Dom Nelson, essas palavras deverão nortear os compromissos ao longo da Campanha que terá seu início na Quarta-Feira de Cinzas de 2011 e seguirá durante toda a Quaresma. "Respeitar e proteger melhor, ter mais cuidado e carinho para com nosso planeta, eis aí um grande desafio da CF de 2011", foram também recomendações de Dom Nelson.

Após a acolhida feita por Dom Nelson, o bispo referencial da CF, Dom Fernando Legal fez uma retrospectiva da história das Campanhas da Fraternidade que vem sendo realizada na Igreja do Brasil. No final do discurso, o bispo recordou João Paulo II, ‘sem dúvida, será uma feliz realidade o desejo que João Paulo II fez à Igreja e todos os povos, há vinte anos atrás, em sua mensagem do Dia Mundial da Paz: "Paz com Deus, Criador, Paz com toda a Criação'", concluiu.

Rachel Biderman, falou sobre o importante papel da Igreja, através da CF-2011 em discutir em âmbito público, temas como aquecimento global e das mudanças climáticas. "O texto é um estímulo para a boa ação para contribuir no debate sobre a problemática do aquecimento global e suas consequências. É preciso reverter as dores de parto em alegria de nascimento", disse referindo-se ao Texto-base.

Em seguida, o padre José Pedro Teixeira de Jesus apresentou alguns aspectos da segunda parte do texto-base, o Julgar, à luz da fé cristã. Ele explicou de como podemos, sob a ótica da Palavra de Deus e da teologia, refletir a realidade e encontrar soluções em prol da preservação do planeta.

O cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, que também esteve presente na noite de lançamento exortou aos convidados sobre a nossa responsabilidade diante da Vida no planeta e desejou que a CF-2011 possa produzir muitos e bons frutos.

Ainda no lançamento, a Equipe da CF de Hortolândia cantou o hino da CF-2011.

Fonte: www.cnbbsul1.org.br

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.