domingo, 9 de janeiro de 2011

Como evitar palavras más.

 
Devemos ter muito cuidado com cada palavra que saí de nossa boca.





Jesus nos alertou seriamente a respeito disso, quando afirmou: “Eu vos digo: no dia do juízo os homens prestarão conta de toda palavra vã que tiverem proferido. É por tuas palavras que serás justificado ou condenado” (Mt 12, 36-37).

Temos de cuidar dos nossos irmãos até com o que dizemos a eles, para que não sejamos causa de queda e sofrimento por coisas desnecessárias e ruins que dissemos.

Evitemos a todo custo pecar pela língua, se não podemos dizer nada de bom é melhor que fiquemos quietos.

Quando dizemos algo ruim, ferimos a nós mesmos e aos outros e muitas vezes nem percebemos.

Em quantas ocasiões presenciamos a tristeza em que as pessoas se encontram, por causa de palavras vãs que outras pessoas disseram e que as feriram profundamente.

Como bons cristãos, temos sempre que proferir dizeres bons para todas as pessoas e jamais levarmos a nós mesmos e os irmãos a pecarem com nosso descuido com a fala.

Muitas vezes nas pessoas existe o péssimo hábito de falar sem pensar, porque não raciocinam as conseqüências de uma palavra maldosa, então aconselho a fazerem o “jejum da língua”, que consiste em toda vez que for dizer algo ruim, não dizer nada, oferecendo a Deus para que purifique seu modo de falar e que com essa prática aprenda a se disciplinar para ser um cristão melhor, este jejum é muito útil para evitar o pecado da “língua” e tudo que induz a ele.

Outra boa opção para evitar usar mal a fala, é quando for falar algo ruim ao invés de dizer a palavra má, pronunciar o nome de Jesus e Maria.

Devemos também evitar as conversas fúteis, em que as pessoas fofocam, dizem coisas más umas das outras, reclamam sobre tudo e murmuram todo tipo de blasfêmia, lembremos sempre das palavras de Paulo “Nenhuma palavra má saia da vossa boca, mas só a que for útil para a edificação, sempre que for possível, e benfazeja aos que ouvem” (Ef 4, 29).

Se estivermos dizendo muitas coisas ruins quando abrimos a boca, precisamos também parar e avaliar nossa conduta e nosso coração, pois Jesus disse: “Porque a boca fala do que lhe transborda do coração” (Mt 12, 34).

Procuremos também evitar as más companhias com suas conversas que não edificam. Mas, às vezes em um diálogo com as outras pessoas, quando menos se espera surgem conversas desse tipo, então, devemos se houver a possibilidade, carinhosamente buscar corrigir com muito amor e firmeza o mau andamento da conversa, caso contrário, não participe, fique em silêncio desagravando o pecado dos irmãos com alguma oração no seu interior.

Busque a todo custo reter a língua para palavras más e glorifique sempre a Deus com palavras que edifiquem a sua vida e a dos irmãos, preze sempre a virtude de falar, proclamando sempre o que é bom, justo e reto.

(Igreja Hoje, no dia 18/06/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.