domingo, 31 de março de 2013

A Ressurreição como Obra do Pai



Inúmeras passagens na escritura nos apresentam o Pai como agente ativo da ressurreição de Jesus (At 3,15; 2,24; 5,30).  A ação do Pai é na verdade em favor do seu mundo, como criador que consuma a sua obra criadora mediante a ressurreição dos mortos.  O poder de Deus age em favor de Cristo em sua ressurreição. Nos textos de Ef 1,19; Cl, 2,12, o termo poder de Deus cede lugar ao termo glória  (Rm 6,4). Nesta ação gloriosa, Deus se revela como o Senhor que traz os mortos de volta à vida de tal forma que a expressão que ressuscitou Jesus dentre os mortos, (Rm 8,11; 2 Cor 4,14; Gl 1,1; Ef 1,20; Cl 2,12) torna-se uma espécie de título  de Deus e neste ato, o Pai apresenta a última justificação de sua palavra e a verdade sobre o Filho obediente.                                        
 Desta forma, a pretensão de Jesus de identificar o seu eu com o  eu  de Iahweh é admitida pelo próprio Deus. Assim, Jesus de Nazaré, é apresentado ao mundo como testemunha do Pai. Sua palavra é confirmada pelo Pai e Cristo é reabilitado diante do mundo e entronizado como o Todo Poderoso, o Senhor, expressão do rosto de Deus até então nunca visto. (Jo 1,18). 
A Justiça de Deus triunfa sobre a injustiça que vitimou o Seu Filho Jesus.  A Ressurreição vista como obra do Pai é a demonstração de que a última palavra nunca será da morte e sim da vida ao mesmo tempo em que se revela que aquele que foi ridicularizado, humilhado, torturado e supliciado na cruz era verdadeiramente justo, neste sentido, não pode ser esquecido no mundo dos mortos porque a Palavra de Deus é sempre justa e assim sendo, traz de volta o justo Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.