terça-feira, 19 de abril de 2011

O que significa o encontro entre Maria e Jesus no caminho para o Calvário?



Logo mais, as 19:30h, os homens de nossa Paróquia sairão da comunidade Sagrado Coração de Jesus e as mulheres sairão da comunidade Santa Ana. As procissões se encontram no final da Praça do Tibiri III e de lá irá para a Igreja Matriz de São Pedro e São Paulo. O que significa este encontro?
Primeiramente vemos Maria firme na companhia de Seu Filho Amado. Esta firmeza de Maria a aproxima do Filho sofredor e se encaminha com Ele para a cruz. Maria é portanto, a discípula fiel que não deixa o Senhor sozinho. Jesus é vítima da violência contida no coração dos homens, é vítima do abandono por parte dos amigos, da rejeição por parte dos religiosos, do escárnio dos romanos que irão executar uma pena arquitetada pelos religiosos judeus.  
A mãe de Jesus está lá, marcada pela dor e pelo sofrimento, mas permanece firme e disposta a seguir seu Filho para o extremo da cruz! Acompanhar os sofredores é uma forma amenizar o sofrimento. Compadecer-se de que sofre é uma maneira de diminuir a carga. Vislumbrando Maria que acompanha Jesus em sua caminhada, nós vemos reluzir em uma destaque no altar da cruz, o sacríficio de Deus que se entrega por amor de nós, e em outra instância vemos acontecer no coração de Maria que se faz presente no sofrimento de Filho o que Jesus deseja que aconteça na vida de cada um de nós: a purificação de nossa vida por meio do Sacrificio da cruz, então, tomando a sério como esta afirmação merece, diremos sem dúvida alguma que Maria é o modelo mais concreto da santificação que Jesus nos concede por meio de sua vida entregue na cruz pelos pecadores. É o poder que emana da cruz que nos possibilita carregar a nossa cruz. Maria nos ensina como se comportar diante da cruz, pois sem cruz não há salvação. A salvação passa pela cruz.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.