sábado, 2 de abril de 2011

O que você quer saber? Construções

Este espaço foi desenvolvido para que perguntas fossem respondidas pelo padre Dalmo. A primeira parte já foi respondida e constava de cinco perguntas. Para este final de semana aguardamos mais perguntas para que na segunda possamos postar as respostas.

Quero saber como e quando vão iniciar a construção da capela de são daniel comboni?? Pois Pe. Dalmo disse no inicio do ano que iriam começar em fevereiro, mais até agora ñ vejo nada começado!!! E por que a comunidade daniel comboni é tão esquecida, qual o motivo de não sair nenhum dia a via-sacra de lá??? Se todas as comunidades tem o direito de sair via-sacra a de daniel comboni tbm tem!!!E uma dica, o padre poderia se reunir com a comunidade e chamar pessoas pra começar a formar grupos, como por exemplo: Grupo de canto, liturgia, monitores de batismo, mais catequistas, coroinhas que ñ existem nenhum, grupo de jovens entre outros grupos, assim a comunidade cresceria mais e mais. O que o senhor Pe. Dalmo acha dessa dica????Muito obg pela atenção e desculpa por alguma palavra mal entendida, espero a resposta brevemente e que seja alguma coisa positiva!! Fiquem com Deus e com a virgem maria!!! E por favor lembre-se que existem a comunidade de daniel Comboni, apesar de ser pequena, existem muitos fiéis nela!!!

Padre Dalmo responde:

Caro (a) anônimo (a), para que eu possa servir melhor a Igreja, existem muitos planos e projetos que eu só poderia começar a realizar quando a Capela de São Daniel Comboni estiver construída. Então, você nem imagina o quanto eu desejo que esta capela esteja pronta logo! É verdade que falamos que começaria tudo em fevereiro, mas infelizmente não deu porque pensamos em fazer uma Igreja com estilo diferenciado das outras que temos aqui em Tibiri II (tenho o projeto comigo, inclusive. Se você quiser ver...) a arquiteta que encontramos só entregou o projeto no final de fevereiro, sendo consultada uma empresa de pré-moldados, o orçamento para a Igreja de São Daniel ficou fora das possibilidades de nossa realidade paroquial. Então firmamos um contrato com a SIGMA para uma estrutura como a da Igreja do Heitel Santiago (se voce for dizimista, vai receber uma cópia desse contrato nos próximos 15 dias, se nao for, procure alguem que seja). Só que não existem colunas e vigas prontas, eles levam um mes para fazer e para vir fixar, a duração do trabalho fica entre 30 e 50 dias (também vai estar na carta para os dizimistas). Mas nao sei se voce sabe, esse evento musical vai ser revertido para a comunidade São Daniel, as comunidades agora trabalham em regime de caixa comum para ajudar a obra de São Daniel. Então não concordo com essa história de "comunidade esquecida". Só para "Lembrar" porque acho que você "esqueceu", a primeira missa do ano foi celebrada lá em São Daniel, depois de uma procissao que saiu da praça do Frei Damião. E outra coisa, no dia 19 de março, eu completei um ano de sacerdócio e não celebrei em nenhum lugar a noite, porque pelo calendário da Paróquia, a missa era em São Daniel, pediram que eu desmarcasse para celebrar na Matriz e eu disse que honraria o calendário, mas chegando lá, só encontrei VANDILENE, "danda" que estava com uma criança. Então foi na comunidade que eu "esqueci" onde eu fui celebrar a missa de meu primeiro ano e o povo não compareceu. Sobre as via sacras, a questão não é sobre"direito à via Sacra" porque não vai sair nenhuma do Heitel Santiago, não vai sair nenhuma de São Pedro e São Paulo. Santa Isabel e Santo Amaro, não tem também nenhuma via sacra saindo de lá. Santa Ana está rezando por contra própria, mesmo com a que vai sair de lá, Guadalupe também, Sagrado Coração, Santa Isabel, Santo Amaro. Qualquer comunidade pode rezar sua via sacra. Você é muito desinformado (a). Sobre os grupos que voce pede: as equipes de liturgia estao sempre abertas para quem quiser entrar. Vai ser sempre bem vindo quem desejar ajudar. Quanto aos monitores de Batismo, só temos reunioes em Santo Amaro, Heitel, Sao Pedro e São PAulo, por isso, não temos monitores de Batismo nas demais comunidades, não tem encontros de formação para Batismo lá, só nas tres que citei. E vale lembrar que dona Lurdes é de São Daniel Comboni e está na equipe que atende seis comunidades para o Batismo. Ninguém é obrigado a ser coroinha. Quando as comunidades dizem que querem formar um grupo, como fizeram agora Menino Jesus e Jesus de Nazaré, cabe a mim dar todo o apoio necessário, mas não sou eu quem deve impor a necessidade de existencia de um grupo. Já na catequese, todas as comunidades tem seu próprio grupo de catequistas que deve participar das formações oferecidas pela paróquia. Em São Daniel, as catequistas e o conselho da comunidade optaram por colocarem as crianças em Santa Ana, não se deve à falta de catequistas lá, as questões são outras. Já o grupo jovem, nas missas faz um tempo que vem sendo anunciado um grupo que vai se reunir nas sextas feiras.  Esse grupo nasceu de uma iniciativa dos jovens da Matriz, Santa Ana tem um grupo, Heitel, Santo Amaro, creio que essas coisas não podem ser impostas às comunidades, devem nascer de iniciativas das próprias comunidades. E tem uma coisa, eu tenho certeza que nunca me omiti, nem neguei apoio a grupos que me apresentaram projetos. Quanto às dicas, não gosto muito de dicas, gosto de PROJETOS. PAra encerrrar, eu sei que a comunidade é pequena e tem fiéis, é uma ofensa muito séria ver todo o esforço que temos feito pelas comunidades e afirmar que eu estou discriminando comunidade a ou b por ser pequena, porque nao sei se voce lembra (acho que não) que eu sempre falo: "a prioridade nessa paróquia é a construção da capela de são daniel." Mas tudo bem 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.