segunda-feira, 18 de abril de 2011

A Cruz do Senhor

Irmãos e Irmãs, Deus amou tanto o mundo que entregou Seu Filho único para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna! Esta é uma noite de muitos significados porque adentramos o Mistério da Salvação seguindo os passos de Jesus de Nazaré, o Filho de Deus e da Virgem puríssima Maria!                                     
Durante cinco domingos da Quaresma escutamos sempre uma palavra insistente e esta dizia: Quaresma é período de mudança de vida, mudança da nossa forma de ver o mundo, de ver a nós mesmos, ao mundo onde habitamos e a Deus. Estamos nos preparando para entrar com Jesus em Jerusalém, local onde a vida de Cristo é oferecida por nossa salvação. Pois bem, na sexta passada, encerramos nossa via-sacra na nossa praça, e da praça, visualizamos nossa Igreja Matriz. Hoje chegamos em procissão e as portas estavam fechadas, somente após a oração é que foram abertas. O Evangelho que motivou nossa caminhada falava sobre a solene entrada de Jesus em Jerusalém. Então uma pergunta pode ser feita: Como é possível entrar com Jesus em Jerusalém se não saímos de Tibiri II, Santa Rita? Eu respondo a vocês que entramos sim, com Jesus na cidade de Jerusalém! A cidade de Jerusalém não é um dado geográfico ou político. Jerusalém, o nome da cidade, significa cidade da Paz.                                          
Jerusalém na Sagrada Escritura significa então o lugar onde Deus reina e deseja reinar sempre! Portanto, entrar em Jerusalém é adentrar o nosso próprio interior, nosso coração mesmo, o local onde nós não podemos nos esconder, o local onde tudo sobre nós está guardado! Para Jesus, entrar em Jerusalém é se fazer presente no coração da humanidade e Cristo deseja se fazer presente em nosso coração para nos purificar por dentro e assim, renovados em nosso interior teremos como modificar o mundo onde vivemos. Não há transformação do mundo se nosso coração não se abrir para o Cristo que vem. Esta abertura de nosso coração também foi simbolizada pelas portas fechadas da Igreja. Assim se encontram muitos corações e por maior que seja a vontade e o amor de Jesus, estes não se abrirão, infelizmente. Eis que estou à porta e bato, se alguém abrir eu entrarei e cearei com ele. Estas palavras de Jesus continuam sempre presentes no mundo e no mundo, escurecido pelo pecado, a resistência se torna cada vez mais clara e forte. As portas do coração devem se abrir para Jesus que vem reinar, mas não vem reinar como os poderosos deste mundo, Jesus vem reinar como manso e humilde irmão da humanidade, essa humildade do Senhor vem expressa no animal que o conduz para Jerusalém. Qual a solenidade que existe em se entrar montado em um jumento? A solenidade reside na mansidão, na entrega desinteressada de quem só deseja amar e servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.