
Na China
O "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para deixá-los satisfeitos com os seus descendentes.
Na Europa
As origens da Páscoa remontam a bem longe, aos antigos rituais pagãos do início da primavera (que no Hemisfério Norte inicia em março). Nestes lugares, as tradições de Páscoa incluem a decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com os ovos de Páscoa como, por exemplo, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que rolar mais longe sem quebrar.
Nos países da Europa Oriental, como Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia
A tradição mais forte é a decoração de ovos com os quais serão presenteados amigos e parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos".
Nos Estados Unidos
A brincadeira mais tradicional ainda é a "caça ao ovo", onde ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades a "caça ao ovo" é um evento da comunidade e é usada uma praça pública para esconder os ovinhos.
No Brasil e América Latina
O mais comum é as crianças montarem seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, e enchê-los de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa. A "caça ao ovo" ou "caça ao cestinho" também é utilizada.
Os Símbolos da Páscoa
Do hebreu Peseach, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade (a passagem do Mar Vermelho rumo a terra prometida e fuga da escravidão do Egito). É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz". Considerada, essencialmente, a Festa da Libertação, a Páscoa é uma das festas móveis do nosso calendário, vinda logo após a Quaresma e culminando na Vigília Pascal (no Sábado Santo à noite). Entre os seus símbolos encontram-se os Ovos de Páscoa, o Círio Pascal, o Cordeiro Pascal, o Coelhinho da Páscoa, o Pão e o Vinho e a Cruz da Ressurreição.
Os Ovos de Páscoa

Coelhinho da Páscoa

Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente. É o sinal de fertilidade e de vida nova, que se multiplica.
A Cruz da Ressurreição

Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição. É o sinal da nossa libertação, oferecida por Cristo gratuitamente.
O Cordeiro Pascal

Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho. O Cordeiro deve ser sempre simbolizado de pé, como sinal da ressurreição do Senhor. Em geral, ele traz uma bandeira como sinal da vitória de Jesus sobre a morte.
Pão e Vinho

Na ceia do senhor, a última ceia, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu Corpo e Sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna. A última ceia foi a continuação de um ritual judaico de Páscoa que Jesus estava fazendo com Seus discípulos. No meio da celebração, o Senhor alterou o ritual e começou a falar de si: -"Este é o meu Corpo… etc"
O Círio Pascal

É a grande vela que se acende na celebração da Vigília Pascal, na noite do Sábado. Quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Ao acendê-la, o sacerdote canta três vezes em tons cada vez mais altos: -"Eis a Luz de Cristo!" E todos nós respondemos: - "Demos graças a Deus!". No círio está presente uma Cruz com as letras gregas Alfa e Ômega, em cima e em baixo, representando que Cristo é o princípio e o fim de tudo. Em volta da Cruz está os números do ano em curso, para representar que Ele é o Senhor do tempo e da eternidade. Podemos ver também cinco cravos espetados, simbolizando as Chagas de Jesus, agora resplandescentes e transfiguradas. Somente a partir da chama presente no Círio Pascal é que são acesas as velas de todos os que participam da celebração, como sinal de que é Cristo quem nos ilumina.
A Colomba Pascal

É aquele panetone em forma de pomba. Ele simboliza o Espírito Santo que desceu sobre Maria Santíssima e sobre os apóstolos no Cenáculo, cinquenta dias após a Páscoa. Daí vem o nome: pentecostes = penta = 50).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.
Queria dizer que...
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.