domingo, 24 de abril de 2011

Símbolos da Páscoa: ovos de chocolate, coelhos…

A Páscoa ao redor do mundo.

 
 
Os festejos da Páscoa em todo o mundo possuem variações em suas origens e significados.

Na China

O "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para deixá-los satisfeitos com os seus descendentes.

Na Europa

As origens da Páscoa remontam a bem longe, aos antigos rituais pagãos do início da primavera (que no Hemisfério Norte inicia em março). Nestes lugares, as tradições de Páscoa incluem a decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com os ovos de Páscoa como, por exemplo, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que rolar mais longe sem quebrar.

Nos países da Europa Oriental, como Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia

A tradição mais forte é a decoração de ovos com os quais serão presenteados amigos e parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos".

Nos Estados Unidos

A brincadeira mais tradicional ainda é a "caça ao ovo", onde ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades a "caça ao ovo" é um evento da comunidade e é usada uma praça pública para esconder os ovinhos.

No Brasil e América Latina

O mais comum é as crianças montarem seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, e enchê-los de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa. A "caça ao ovo" ou "caça ao cestinho" também é utilizada.

Os Símbolos da Páscoa

Do hebreu Peseach, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade (a passagem do Mar Vermelho rumo a terra prometida e fuga da escravidão do Egito). É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz". Considerada, essencialmente, a Festa da Libertação, a Páscoa é uma das festas móveis do nosso calendário, vinda logo após a Quaresma e culminando na Vigília Pascal (no Sábado Santo à noite). Entre os seus símbolos encontram-se os Ovos de Páscoa, o Círio Pascal, o Cordeiro Pascal, o Coelhinho da Páscoa, o Pão e o Vinho e a Cruz da Ressurreição.


Os Ovos de Páscoa

A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento. O pintinho, por exemplo, que está dentro do ovo da galinha chega à vida quebrando-o e, deste modo, sái de um "mundo" rumo a outro "mundo" muito melhor. Por este motivo, é costume usarmos ovos de chocolate na Páscoa. Aliás, as crianças (e os adultos também!!!) gostam muito te todos os tamanhos de ovos de chocolate, coelhinhos de chocolate, bombons sortidos etc.


Coelhinho da Páscoa


Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente. É o sinal de fertilidade e de vida nova, que se multiplica.


A Cruz da Ressurreição


Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição. É o sinal da nossa libertação, oferecida por Cristo gratuitamente.


O Cordeiro Pascal


Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho. O Cordeiro deve ser sempre simbolizado de pé, como sinal da ressurreição do Senhor. Em geral, ele traz uma bandeira como sinal da vitória de Jesus sobre a morte.


Pão e Vinho


Na ceia do senhor, a última ceia, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu Corpo e Sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna. A última ceia foi a continuação de um ritual judaico de Páscoa que Jesus estava fazendo com Seus discípulos. No meio da celebração, o Senhor alterou o ritual e começou a falar de si: -"Este é o meu Corpo… etc"


O Círio Pascal


É a grande vela que se acende na celebração da Vigília Pascal, na noite do Sábado. Quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Ao acendê-la, o sacerdote canta três vezes em tons cada vez mais altos: -"Eis a Luz de Cristo!" E todos nós respondemos: - "Demos graças a Deus!". No círio está presente uma Cruz com as letras gregas Alfa e Ômega, em cima e em baixo, representando que Cristo é o princípio e o fim de tudo. Em volta da Cruz está os números do ano em curso, para representar que Ele é o Senhor do tempo e da eternidade. Podemos ver também cinco cravos espetados, simbolizando as Chagas de Jesus, agora resplandescentes e transfiguradas. Somente a partir da chama presente no Círio Pascal é que são acesas as velas de todos os que participam da celebração, como sinal de que é Cristo quem nos ilumina.


A Colomba Pascal


É aquele panetone em forma de pomba. Ele simboliza o Espírito Santo que desceu sobre Maria Santíssima e sobre os apóstolos no Cenáculo, cinquenta dias após a Páscoa. Daí vem o nome: pentecostes = penta = 50).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.