sexta-feira, 15 de abril de 2011

Padre Dalmo fala sobre os atos simbólicos na Procissão de Ramos


"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Ap 3,20)

Era uma noite, nublada, as luzes da Praça acesas, a Igreja Matriz fechada, o povo reunido ao redor da Imagem do frei Damião que ornamenta nossa praça e uma benção para concluir as atividades. Foi assim que terminamos agora a pouco a nossa Via - Sacra antes do Domingo de Ramos. O itinerário deste ano por si só deveria ter falado muito. Somente hoje, na sexta que antecede a entrada solene de Jesus em Jerusalém é que chegamos às portas de nossa Igreja Matriz e pudemos visualizar o local onde em breve nos reuniremos para começar nossa Semana Santa. Ao longo de cinco semanas da Quaresma, sempre as sextas feiras, andamos de uma comunidade à outra meditando sobre os passos do Filho de Deus rumo ao Calvário. Agora, a Semana Santa é repleta de gestos que carregam um forte simbolismo a expressar o encontro entre o projeto de Deus e a vida dos homens. Tudo começa com os próprios ramos que simboliza a certeza de que Jesus é o ungido por Deus, já que da Oliveira se extrai o óleo para a unção, por outro lado, a oliveira era um simbolo da concórdia e do estabelecimento da paz, basta lembrar que a pomba solta da arca após o dilúvio, voltou trazendo um ramo de oliveira, sinal da vida que volta a se harmonizar. Nosso desejo de paz está expresso na aclamação de Cristo como rei de nossas vidas.
Quando nós chegarmos da procissão, as portas da Igreja estarão fechadas e nós rezaremos na porta da Igreja que estando vazia, simboliza o nosso coração sedento de ser preenchido por Cristo. Quando o sacerdote abrir as portas da Igreja, este gesto simples, representa a nossa vontade de que Jesus manso que vem para reinar, encontre as portas de nossa vida sempre abertas para que assim, sejamos por ele purificados e ressuscitados. Em silêncio entraremos na Igreja, e o primeiro gesto será o acendimento das velas - é a luz de Cristo que agora se acende em nosso coração imerso na escuridão do pecado. A oração para que as velas sejam acesam trazem consigo o grande apelo pela conversão dos pecadores que devem ser iluminados na certeza da vida nova que o Senhor nos concede por meio de sua paixão, morte e ressurreição.
Rogo a Deus que essa semana seja verdadeiramente Santa em nosso Coração que muitas vezes se endurece para o Cristo que vem. Desejo a todos os paroquianos de São Pedro e São Paulo em Tibiri II, bem como a todos os que lerem este texto, um verdadeiro encontro com o Senhor que vem humildemente montado em um jumento, e, desejoso de encontrar nossa vida preparada para que ele possa reinar!

Padre Dalmo Radimack

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.