quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Em catequese, Bento XVI propõe aos fiéis que leiam a bíblia.

Papa- Angelus
As tradicionais Catequeses com o Papa Bento XVI foram retomadas nesta quarta-feira (3), depois de um mês de pausa, e serão realizadas direto de Castel Gandolfo, residência de verão do Pontífice.
 
Bento XVI se disse feliz com este reencontro com os fiéis, que ele conta manter no mês de agosto, mesmo que de forma mais breve e familiar.
 
Há algum tempo, Bento XVI começou um ciclo de catequeses sobre a oração. Sem se afastar deste tema, hoje o papa falou de alguns aspectos espirituais e concretos úteis para quem está de férias, assim como para quem está ocupado com o trabalho cotidiano.
 
“Cada um de nós precisa de um tempo e um espaço de meditação, de recolhimento, de calma... Graças a Deus é assim! Esta exigência demonstra que nós não somos feitos só para trabalhar, mas também para pensar, refletir, ou simplesmente para ler um livro, um conto, uma história com a qual se identificar ou ‘se perder’ para se enriquecer”, afirmou o papa.
 
“Naturalmente muitos livros de leitura são para a evasão, e isso é normal, mas gostaria de propor: por que não descobrir alguns livros da Bíblia, os mais desconhecidos?”, completou.
 
Como exemplos destes, Bento XVI citou o Livro de Tobias, o Livro de Ester, o Livro de Rute, o Livro de Jô e o Cântico dos Cânticos, um belo poema simbólico do amor humano. Além destes textos do Antigo Testamento, o Pontífice aconselhou a leitura dos Atos dos Apóstolos ou de uma das Cartas do Novo Testamento.
 
“Assim, os momentos de distensão podem se transformar em nutrimento do espírito, capaz de alimentar o conhecimento de Deus e o diálogo com Ele, a oração”, afirmou.
 
Na série de saudações que seguiram à catequese, o papa dedicou palavras a alguns grupos portugueses e brasileiros.

“Queridos peregrinos de língua portuguesa sedes bem-vindos! Saúdo de modo especial os portugueses vindos de Vidigueira e do Porto, bem como os brasileiros vindos de Fortaleza. Não deixeis de aproveitar os momentos de descanso para redescobrir na leitura da Bíblia um enriquecimento cultural e, sobretudo, um alimento para os vossos espíritos. Que Deus vos abençoe!”.

 
Informações: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.