terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Diretrizes para a Liturgia da Paróquia São Pedro e São Paulo

6. As preces
- As preces representam a oração da comunidade viva e reunida em torno da Palavra e da vida de Cristo, nosso Senhor. É inadmissível que uma comunidade cristã não prepare suas próprias orações! Portanto, fica DETERMINADO que as equipes de liturgia devem preparar suas preces e não copiar da Liturgia Diária ou do jornal O Domingo.
7. Ofertório
- Não se use mais a expressão OFERTÓRIO SIMBÓLICO. Não existe um OFERTÓRIO SIMBÓLICO. Existem símbolos que expressam nossa vida de comunidade, convencionou-se utilizar esses sinais de nossas comunidades no ofertório, todavia, NÃO se use esse termo.                                                                
 - Em caso de entrada de pão, vinho no ofertório, NÃO se faça um comentário explicando o que eles significam. Pão e Vinho na celebração Eucarística falam por si mesmos.
- Os sinais da vida de nossa comunidade também não precisam de explicações.
8. O Ministério de Música
- A finalidade de um Ministério de Música é cantar! Não precisa se dizer chavões do tipo todos de pé, acolhamos a equipe de celebração; todos de pé e com grande alegria, aclamemos ao Santo Evangelho. O Ministério de Música deve apenas exercer sua tarefa de cantar, sem avisos e sem explicações.
- Não é também finalidade do Ministério de Música mandar o povo cantar. As pessoas sabem que aquela é hora de cantar.
- Não é função de quem canta determinar quem vai comungar e quem não vai. Se as pessoas estão na Igreja eles tem o direito de receber o Corpo e o Sangue de Cristo. A instância que decide se elas vão comungar ou nao, jamais é a vontade de outras pessoas e sim a Palavra de Deus que julga quem dela se aproxima. Portanto, quem canta se reserve ao papel de cantar.
- O hino de comunhão não precisa ser cantado por inteiro, pode se valorizar um arranjo instrumental enquanto as pessoas comungam.
*** Os Ministros Extraordinários da Comunhão não precisam esperar que quem cante termine de cantar para comungar. Portanto, quem estiver cantando, ENTRE NA FILA POR PRIMEIRO. Depois de comungar é que comece a cantar.
- A partir de Primeiro de Janeiro de 2012, Suprima-se os instrumentos de origem Afro das nossas atividades litúrgicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.