sábado, 11 de fevereiro de 2012

Diretrizes para a Catequese Paroquial



Estas postagens reproduzem nossas diretrizes catequéticas que haviam sido estabelicidas no final de 2010. Em vista da Assembléia Paroquial do ano passado, aquele material sobre catequese passou por correções e este foi o resultado. Espero que todos os catequistas tomem posse deste material e o estudem para que nossa Catequese seja a cada dia mais eficiente!

Catequese um mistério de Deus

De onde vem o chamado para ser Catequista?

          Vamos ver de onde vem o chamado de Deus para o ministério de ser catequista: Os que seguem Jesus e são batizados formam a Igreja.                                                                            
Igreja – assembléia
 O povo de Deus que se reúne e tem uma missão: “Ide, pois, ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do pai, do filho e do espírito santo”. (Mt 28,19) Assim desde o inicio da Igreja existem os ministérios: Ordenados – Bispos - Padres (presbíteros) Diáconos.                                                                                        
Bispo: Chefe da Igreja particular ou Diocese. É uma pessoa chave na Igreja, recebe o sacerdócio em plenitude e a ele são dados todos os ministérios.                    
Padre: Colaborador direto do Bispo na evangelização e na distribuição dos ministérios. Pode ser: Diocesanos e Religiosos. Devem: Pregar o evangelho; presidir a eucaristia; exercer o ministério dos sacramentos a eles confiados; animar, coordenar e orientar a comunidade.
Diácono: do grego (diakonia) – serviço Podem ser: Permanente – como ministério permanente ou Provisório em preparação para ser Padre.
Não ordenados – (Leigos) – toda a comunidade Igreja, todos aqueles que, recebendo o Batismo, resolvem assumir o seu papel na comunidade. Entre esses, nós, catequistas.

“A Igreja para cumprimento de sua missão, conta com a diversidade de ministérios. Ao lado dos ministérios hierárquicos, a Igreja reconhece o lugar dos ministérios desprovido de ordem sagrada. Portanto, também os leigos podem sentir-se chamados ou ser chamados a colaborar com os seus pastores a comunidade eclesial, para o crescimento e vida da mesma, exercendo ministérios diversos, conforme a graça e os carismas que o senhor aprouver conceder-lhes.” (Documento de Puebla 804)

Cristo é o centro da Catequese

No centro da catequese encontramos essencialmente a pessoa de Jesus de Nazaré, filho do Pai. Que morreu por nós e agora ressuscitado vive conosco para sempre (catecismo da Igreja Católica 426).

Finalidade da Catequese
Levar a comunhão com Jesus Cristo: só ele pode conduzir ao amor do Pai. Portanto aquele que é chamado a ensinar o Cristo deve conhecê-lo. É desse conhecimento de Cristo que jorra o desejo de anunciá-lo, de evangelizar e de levar outros ao “sim” da fé em Jesus (catecismo da Igreja 428 e 429). Por conta disto, é inaceitável que o catequista não tenha vida de comunidade.

Quem é o Catequista?
O Catequista é antes de tudo alguém que escuta e atende o chamado de Deus (Mt, 9, 37-38). Ele é um mestre em doutrina religiosa, que enviado por Deus, vai despertar e cultivar a fé dos catequizados (catecúmenos). O Catequista é alguém de muita vocação (Ef, 4,1. 2Ts, 1,11).

Virtudes do Catequista:

O Catequista é um mestre de oração (catecismo 2663).  O Catequista é um mediador, que facilita a comunicação entre Deus e o Homem (diretório geral para catequese pág. 162, cap. 156).  O Catequista é um intérprete da igreja junto aos catequizados (catequese renovada 26, pág 56). O Catequista é alguém que catequiza em nome de Deus e da comunidade profética em comunhão com os pastores da igreja (catequese renovada 26, pág 56 nº 146). O Catequista é testemunha ativa do evangelho em nome da igreja (diretório geral para catequese pág. 165)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.