terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Diretrizes para a Liturgia na Paróquia São Pedro e São Paulo

1.      Dos comentários:
- Nas celebrações Eucarísticas e celebrações da Palavra, os comentários são apenas dois: Um que sirva como motivação inicial e outro que antecede as leituras.
- O lugar do comentário inicial fica sendo após a saudação inicial do presidente da celebração;
- Quem comenta ou motiva, também quem acolhe, deve evitar atitudes deselegantes, do tipo: esse bom dia foi fraco, vocês não tomaram café ainda? Vocês estão dormindo?
2.   Ato Penitencial
- Reafirmamos que o Ato Penitencial deve ser cantado seguindo a estrutura que é própria do Ato Penitencial: Senhor, piedade... Cristo, piedade... Senhor, piedade...
- A motivação para o Ato Penitencial é feita pelo presidente da celebração, o que dispensa qualquer comentário por parte da equipe de liturgia.
3. O hino do Glória
- O Hino de Louvor, o Glória só é realmente Hino de Louvor se respeitar a estrutura que aparece por exemplo, em nossas liturgias diárias. Não é apenas Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo... Tem toda uma estrutura. No dia 17 de dezembro as comunidades receberão um cd com verdadeiros hinos de louvor.
4. Entrada da Palavra
- Relembramos que a Entrada da Palavra deve acontecer APENAS nas Festas de Padroeiros das comunidades.
5. Valorização da Palavra de Deus
- A Palavra de Deus ocupa o centro da Liturgia da Palavra, portanto, não é permitido a ninguém mudar a leitura que já é proposta pela Igreja, não é permitido acrescentar novos textos, nem é permitido acrescentar textos de santos dentro da liturgia da Palavra. A palavra de algum santo, pode ser utilizada, NAS FESTAS DE PADROEIROS, como meditação pós-comunhão e NUNCA como parte da liturgia da Palavra.                                                                                                      
- O Ofício Divino das Comunidades não deve substituir o Salmo presente na Liturgia diária.                                                                                                              
   - As leituras devem ser feitas pelo Lecionário, (algumas comunidades tem Lecionário Dominical e algumas missas de padroeiros acontecem em dias de semana, nesse caso, se admite). Nas comunidades em que o Lecionário se encontra presente, NUNCA deve se usar a liturgia diária para proclamar as leituras.                
- Algumas de nossas comunidades possuem uma estante para os avisos, comentários, intenções e preces e um Ambão para a proclamação da Palavra de Deus. Deve-se fazer a distinção entre a estante dos comentários e o Ambão de onde se proclama todas as leituras. Para tal distinção seria bom não se ornamentar a estante;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.