domingo, 24 de agosto de 2014

A Fé de Simão Pedro e a Igreja

Acredito que o grande vexame do Cristianismo no nosso tempo é sua divisão, vemos uma profunda incapacidade de diálogo, falta profundidade em muitos seguimentos que se apresentam como cristãos. Religião serve para religar as pessoas a Deus e entre si. Quando uma religião separa as pessoas, não serve a Cristo. Mas onde estará a Igreja? Onde estará a religião de Jesus? Voltemos então para a afirmação de Cristo dita a Pedro: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja”(cf Mt 16,13-19). Ora, se Cristo falou de “Minha Igreja” é justo perguntar: onde encontrar a Igreja de Cristo? Sobretudo em tempos tenebrosos no qual a memória do galileu vem sendo pervertida e transformada em cifras em muitas pregações e movimentos e seu caráter questionador passa a ser instrumento do status quo. Voltemos ao texto de Mateus que a liturgia apresenta hoje.
Antes o contexto: Jesus havia perguntado aos discípulos: “quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Diante da variedade das respostas acerca desta entidade do imaginário hebreu, ele insistiu: “e vós quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro tomou a palavra e disse: “Tu és o Cristo (messias), o Filho de Deus vivo”.  Jesus voltou-se para ele e disse: “Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isto, e sim o meu Pai que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado no céu, e o que desligares na terra será desligado nos céus”. Por hoje tentemos compreender o que significa Pedro (Pétros, em grego) e pedra (Pétra em grego).
O evangelho de João afirma que logo que Simão, este era seu nome de família Simeão, bar-Jona, que quer dizer, filho de Jonas, é apresentado a Jesus, conta que “ fitando-o, disse-lhe Jesus: “Tu és Simão, filho de Jonas; chamar-te-ás Kefa (que quer dizer pedra)” ( Jo 1,42). Ou seja, quer no masculino (pétrus), quer no feminino (pétra), o grego está a traduzir a palavra aramaica Kefa (Kyf = pedra nobre).
 Explico ao leitor(a) que até então a palavra “petros” nunca fora usada na cultura grega como nome ou sobrenome de pessoa. O evangelista João faz questão de frisar que Jesus  dá a Simão um novo nome “fitando-o”. Este “fitando-o” traduz um verbo grego (blépô) que significa ver profundamente, até o cerne. É como se Jesus mudasse o cerne de Simão. Assim como a palavra “Cristo” se tornou o vocábulo que identifica Jesus na missão a ele confiada pelo Pai, assim Kefas, Pétrus , Pedro, se tornou o indicativo da identidade mais profunda de Simão, o filho de Jonas.
Ao fitá-lo, Jesus leu nas profundezas de Simão o desígnio do Pai a respeito de seu lugar na nova comunidade, na Igreja que Jesus estaria a construir no decorrer da história. Alguns, talvez por pressentirem que a palavra de Jesus a Simão deveria se estender a seus sucessores, procuram diminuir a importância do episódio no que diz respeito a Pedro, afirmando que Cristo, quando fala  “sobre esta pedra edificarei minha Igreja”, estaria se referindo a si mesmo e não a Pedro: "Sobre esta Pedra", a fé que acabas de professar “construirei minha Igreja. O que é verdade”: a Igreja se constrói em Cristo, pela adesão à pessoa de Cristo.
 Mas acontece que Jesus diz, penetrando as profundezas do ser de Pedro: “Tu és Kefa, Petrus” e só depois: “sobre esta pedra...” Portanto entre a construção que Cristo fará da Igreja no decorrer da história e Pedro há uma relação íntima. É pela união com Ele, Cristo, pela fé, pelo batismo e pela Eucaristia, que a Igreja é edificada. Cristo é o fundamento, o rochedo invisível que alcançamos pela fé e ao qual somos unidos pela graça. Mas afirma Jesus, mudando o nome de Simão: “Tu és kefa, Pedra, Rocha”. Ou seja, para que a Igreja que Jesus construirá sempre de novo no curso da História - pois a Igreja é construção permanente de Cristo - possa ser identificada e ser uma e una, Cristo dá a Simão a missão de ser o sinal visível desta unidade e unicidade. Onde está a igreja de Cristo? Como identificá-la. Veja bem, é a fé em Cristo que faz a Igreja, mas a fé em  Cristo é aquela professada por Simão, a ele revelada pelo Pai, conforme afirma Jesus: “Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isto, e sim o meu Pai que está nos céus”. Neste sentido, negar o lugar de Pedro é negar a profissão de Fé em Cristo que constitui a Igreja e negar esta profissão de Fé é negar a própria Igreja. Não existe uma Igreja de Cristo sem esta profissão de Fé oriunda da convivência fraterna entre o Mestre e seus discípulos. Estão equivocados os que acreditam poder viver na Igreja sem o reconhecimento do papel da comunidade e dos apóstolos de Jesus.
Ser kefa, Rocha, é escolha do Pai, revelada a Jesus. O que faz o Apóstolo é sua profissão de fé. Quando em João Jesus diz: “Tu és Simão, o filho de jonas; chamar-te-ás Kefas, que quer dizer Pedra”( Jo 1,42). É como se Jesus dissesse: “eu te conheço bem e agora mudo teu destino, dou-te um nome novo: Rocha”. Simão se tornou desde então Simão-Rocha e, depois, simplesmente Kefas, Pedro. É natural, pois, que Pedro apareça nos evangelhos como líder do grupo dos doze.
A construção da Igreja é ação de Cristo através da história. A Igreja é construída por Ele hoje. Este é o sentido de sua afirmação com o verbo em futuro que indica ação permanente: “sobre esta pedra edificarei minha igreja”. Donde necessariamente a missão de Pedro dever continuar em seu sucesso. Neste sentido, desconhece as Escrituras ou propositalmente se nega o valor das Escrituras ao se falar de Igreja ao mesmo tempo em que se nega Simão, portador da profissão de Fé da qual brota a Igreja. Não é cristão verdadeiro o que não vê que a Igreja é uma construção constante dentro da História e caminha rumo à plenitude que não se encontra aqui. Vale ressaltar que daqui se entende que a Igreja identifique a si mesma como Povo de Deus a caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.