sexta-feira, 4 de março de 2011

O que muda com a Quaresma?


O que muda na liturgia com o Tempo da Quaresma?

a) na Quaresma não se colocam flores no altar;

b) os instrumentos musicais são reduzidos ao mínimo durante as Celebrações, com o intuito de apenas acompanhar o canto. De preferência toca-se apenas um instrumento e de forma bem sóbria;

c) não se canta o Aleluia, antes do Evangelho, e nem o Glória, como sinal de sobriedade e de recolhimento para que a alegria cristã atinja o seu ponto máximo no Sábado Santo (Sábado de Aleluia), com a Celebração da Vigília Pascal, quando se comemora a Ressurreição de Jesus.

Muitos pensam que a Páscoa só acontece no Domingo de Páscoa. Não é verdade. A Igreja já começa a celebrá-la no Sábado Santo, que se situa entre aSexta-Feira Santa e o Domingo de Páscoa.

Ninguém sabe exatamente o horário em que Cristo Ressuscitou. Por este motivo, a Igreja autoriza a celebração da Missa da Vigília Pascal já no início do anoitecer do Sábado Santo, pois para os judeus o dia seguinte se inicia com o surgimento da primeira estrela da noite. Assim, o anoitecer do sábado já corresponde ao Domingo de Páscoa.

Assim, logo após a Celebração da Vigília Pascal, já podemos desejar Feliz Páscoa para nossos amigos, pois já vivemos a alegria da Ressurreição.

d) os paramentos dos Sacerdotes, as toalhas do altar, a cortina do sacrário, panos de enfeites do ambão ("púlpito" onde se faz as leituras) devem ter a tonalidade roxa (cor litúrgica da Quaresma);

e) os sinos das torres das igrejas silenciam-se. Também não se toca acampainha no momento da Consagração da Eucaristia (Transubstanciação). Este silêncio dos sinos só é interrompido na Missa da Quinta-Feira Santa (Celebração da Ceia do Senhor), no momento em que o canto do Glória é entoado, para em seguida, silenciar-se novamente até a Vigília Pascal no Sábado Santo, quando, então, os sinos voltarão a ser repicados e os cantos do Glória e do Aleluia voltarão a ser cantados nas Santas Missas.

f) na última semana da Quaresma as imagens dos santos são cobertos com panos, para que o centro das atenções esteja voltado somente para o altar principal, onde se encontra vivo Nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu para a nossa Salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.