quarta-feira, 9 de março de 2011

Deus de Misericórdia

 
Mensagem do Padre Dalmo Radimack a todos os paroquianos de São Pedro e São Paulo por ocasião do início da Quaresma

Com a celebração da Quarta Feira de Cinzas abrimos a Quaresma e iniciamos os nossos quarenta dias de subida com Jesus para Jerusalém, local onde a história de Deus no meio dos homens atinge o ponto mais elevado! Com a Quarta Feira de Cinzas celebramos o mistério do Deus misericordioso que acolhe nossa penitência e deseja a nossa conversão, isto é, a afirmação de nossa condição frágil, mortal e necessitada da bondade de Deus. Celebramos com a Quarta Feira de Cinzas o sepultamento de nosso orgulho e o desejo de crescermos sempre mais e mais no conhecimento e na vivência do Evangelho. Convertei-vos, e crede no Evangelho: este é o convite feito por Jesus a cada um de nós (cf. Mc 14,15). Esta palavra viva e transformadora será escutada por nós no momento em que tivermos recebendo as cinzas. As cinzas deste dia querem nos mostrar a nossa verdadeira condição: somos pó e ao pó haveremos de voltar! Portanto, não há sentido em desejar as aparências e as sutilezas deste mundo, pois todas passarão. A nossa Fé no Cristo ressuscitado dos mortos faz com que a vida brote das cinzas! Do pó que somos Deus faz brotar a realidade mais intima de sua criação: o sonho da vida eterna feliz! Do que fizermos aqui nesta vida dependerá a nossa eternidade, alguns para a vida eterna, outros para a perdição eterna! As cinzas que marcarão nossas testas e serão depositadas em nossas cabeças nos alertam para a necessidade de reconhecermos nossa total dependência de Deus e compromisso com o próximo. Reconhecer-se assim, é entrar numa atitude pascal, passando com Cristo da morte para a vida. A vida cristã deve ser uma vida pascal, a gente vive na conversão, através dos exercí¬cios da oração, do jejum e da esmola ou partilha de bens e gestos solidários. Pela penitência da Quaresma, Deus deseja corrigir nossos ví¬cios, elevar nossos sentimentos, fortificar nosso espí¬rito fraterno e nos garantir uma eternidade feliz. Agora, o Cristo que se apresenta ao Pai no Espírito Santo como oferta agradável e perfeita no altar da Cruz, leva consigo a nossa vontade e empenho de mudar de vida. E o pai em seu amor, por sua vez, entrega a todos nós o corpo entregue e o sangue derramado de seu Filho Jesus, na santa comunhão como sinal de seu amor e como alimento para uma vida nova!

Desejo a todos uma quaresma santa, de mudança de vida e transformação do coração para que com Cristo Jesus possamos cantar as maravilhas de Deus Pai na Páscoa da Ressurreição!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.