terça-feira, 24 de agosto de 2010

Leitura do dia

Mt 23,27-32


- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês são como túmulos pintados de branco, que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de podridão. Por fora vocês parecem boas pessoas, mas por dentro estão cheios de mentiras e pecados.



- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês fazem túmulos bonitos para os profetas e enfeitam os monumentos das pessoas que viveram de modo correto. E dizem: "Se tivéssemos vivido no tempo dos nossos antepassados, não teríamos feito o que eles fizeram, não teríamos matado os profetas." Assim vocês confirmam que são descendentes daqueles que mataram os profetas. Portanto, vão e terminem o que eles começaram!

Fariseus, hipócritas, sem transparência Sepulcros caiados este é o título que o Senhor Jesus dá aos doutores e fariseus senhores da lei. A lição fundamental que Jesus que tirar do comportamento falso e hiprócrita desse donos da verdade, está exatamente na dualidade da vida ambígua, entre aquilo que diz e pratica. A falta de coerência, testumunho evangélico, poi na sua índole o importante é o dizer, em contrapartida nada de fazer. E Jesus anuncia; vocês são sepulcros caiados, porque por fora estão limpos mas por dentro são podres. Exatamente para dizer que não sabem unir, integrar a vida exterior com a interior. Deus exige de nós uma postura que expresse na dimensão exterior tanto quanto interior. Não adianta está falando e pregando bonito, curando, o essencial é viver, transbordar o coração palavras de verdade, sincera, justiça, serenidade, e sobretudo coerência. Jesus em outro momento vai acusár os Fariseus de homens que limpam o corpo por fora, mas por dentro estão imundo. Também engole um camelo mas arota um mosquito. Pra dizer: não admite erros dos outros, condena, acusa, crucifica, mas nele mesmo é complacente, permissivo, tolerante com seus erros, que são muito maiores, uma vez que, conhecem a verdade, daquio que é certo e errado.


Sem. Erasmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.