sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Imagem na biblia





No livro do êxodo capítulo 20, versículo 1º lemos a proibição de Deus na construção de outros deuses. Porque somente existi um único Deus, Soberano, Poderoso, que é Iahweh. No meio de um povo escravizado que Deus tirou do Egito que era contaminado pelos deuses estrangeiros. Os povos antigos eram politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses. E somente o clâ de Abraão era monoteísta, por isso, Deus proíbe severamente prostra-se diante outro deus, mas somente a ele.

Não terás outros deuses diante de mim.

No mesmo capítulo 20, versículo, versículo 4 não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

Ou seja, é uma ordem muito forte, que nos faz entender que não devemos fazer imagem, ou escultura que tente imitar as coisas celestiais, invisíveis, sagradas? Então, se passarmos cinco folhas da sagrada escritura e formos para o capítulo 25 versículo 17, Deus fala sobre fazer imagem para mobíliar a Arca:

Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.Farás um querubim na extremidade de uma parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele. Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório.

Como então refletir: Deus é contraditório, incoerente. Uma ora manda fazer imagem e outra manda proibir. Será que as leituras podem nos confundir e levar a desacreditar totalmente da escritura sagrada. O problema que queiramos ler a biblia no sentido literal e não analógico.

Leiamos o livro dos números que trata sobre uma serpente de bronze. (Num 21, 8-9)

E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela.

E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.

A serpente que Deus manda fazer não é uma imagem que logo foi proibida no livro do êxodo cap. 20, versículo 4. Não farás imagem alguma que estás no céu... Como agora manda fazer uma serpente de bronze.. Sabemos que a serpente é a imagem do satanás, diabo, animal mais astuto que estava no jardim descrito no livro do Gênesis. No jardim do Éden, a serpente foi maldita, e como agora Deus manda Moisés fazer justamente uma imagem da serpente e todos aqueles que fossem mordidos e vissem sua imagem seriam curados e vivos. Estranho, não achas? Isso que mostrar que a imagem que Deus proíbe não é de escultura, pintura, arte, mas de imagem – deuses. Quando uma escultura é adorada em lugar de Deus isso é uma idolatria, até mesmo uma pessoa pode ser endeusada e assim ser uma idolatria, Ex. como os pop star dos cinemas e da música. Um objeto: dinheiro, sexo, ganância.

Agora tome em sua bíblia o livro do I reis capítulo 6, versículo 23 seguintes. Vamos situar esse contexto, que é parte da construção do templo do rei Salomão. Deus pediu que fizesse um templo por meio de Salomão, homem sábio e inteligente. Conseguiu edificar o santuário tão amado por Deus. E veja com Deus pediu que fizesse o santuário.

... “Cobriu de ouro toda a casa, inteiramente; também cobriu de ouro todo o altar que estava diante do oráculo.

E no oráculo fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um da altura de dez côvados.

E uma asa de um querubim era de cinco côvados, e a outra asa do querubim de outros cinco côvados; dez côvados havia desde a extremidade de uma das suas asas até à extremidade da outra das suas asas. Assim era também de dez côvados o outro querubim; ambos os querubins eram de uma mesma medida e de um mesmo talhe.
A altura de um querubim era de dez côvados, e assim a do outro querubim.
E pôs a estes querubins no meio da casa de dentro; e os querubins estendiam as asas, de maneira que a asa de um tocava na parede, e a asa do outro querubim tocava na outra parede; e as suas asas no meio da casa tocavam uma na outra. E revestiu de ouro os querubins.
E todas as paredes da casa, em redor, lavrou de esculturas e entalhes de querubins, e de palmas, e de flores abertas, por dentro e por fora.

Neste capítulo de I Reis trás sua continuidade no próximo capítulo o sétimo, onde se mostra o interior do templo. Deus manda construir várias imagens e pinturas de bois, camelos, leões, arbustos como forma de embelezar a casa do Senhor. Portanto, não podemos ler a bíblia sem os paralelos que nos mostram, pois não vamos dizer coisas verdadeiras e assim fazer acusações infundadas, inverídicas. E fazer imagem na bíblia no sentido próprio da palavra nunca foi proibido por Deus. Imagem – uma idéia do pensamento que se faz real. Representação de algo que belo, harmônico, perfeito.

Faço um convite, leia também capítulo 28 do livro do Êxodo sobre as vestimentas dos sacerdotes. E perceba como na igreja católica segue com verdade de fé, doutrina, liturgia, sacramento. E nesse capítulo perceba como são as vestes de um sacerdote. Isso para ajudar que somos a Igreja primitiva que é primeira de Deus. Confira: Mt 16,16. Pedro o primeiro papa. E nele está a sucessão apóstolica.

Sem. Erasmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.