terça-feira, 3 de maio de 2011

Número quatro: Os irmãos de Jesus

OBJEÇÃO DE IGNORANTES: Os católicos ensinam que Maria ficou sempre virgem. Porém, em vários lugares da Bíblia (por ex. Mc 3,31-32) lemos de irmãos de Jesus. Portanto Maria devia ter outros filhos, além de Jesus!

RESPOSTA: Na linguagem bíblica, "irmão" é freqüentemente usado em lugar de primo, sobrinho, tio, parente. Por ex. em Gn 13,8 Abraão diz a Ló: "Somos irmãos," enquanto de Gn 11,27-31 consta claramente que Ló era filho de Aran irmão de Abraão, portanto seu sobrinho.     Também Labão, em Gn 29,15 fala a Jacó: "Por seres meu irmão, servir-me-ás de graça? Mas em Gn 27,43 e 29,10-11 Labão é declarado irmão de Rebeca, mãe de Jacó, e tio dele.                     
Os evangelistas Mateus e Marcos, (em Mt 13,55 e Mc 6,3) enumeram como "irmãos de Jesus": Tiago, José, Judas e Simão: Porém, na cena das crucificação de Jesus, João Evangelista coloca debaixo da cruz: "Sua Mãe, a irmã de sua Mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena". Enquanto Marcos acrescenta, que esta outra Maria ( irmã da mãe de Jesus) era mãe de Tiago, o Menor, e de José. Estes últimos eram portanto sobrinhos de Maria Santíssima, e primos de Jesus ( Jo 19,25; Mc 15,40 ). Ora, Judas ( Tadeu) Apóstolo, declara-se, no início de sua carta apostólica ( Jd 1,1 ) "Judas", servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago". O mesmo se dá com Simão Apóstolo.                                                                                                              
 Alguns "crentes" teimam tirar uma conclusão (errada!) de que Maria depois da concepção virginal do Salvador tinha relações e outros filhos com José, dos três seguintes textos bíblicos; 1º Mt 1,18: "Maria, sua Mãe, estava desposada com José, Antes de coabitarem, ela concebeu por virtude do Espírito Santo". RESPOSTA: "Antes de coabitarem" significa apenas: "Antes de morarem juntos na mesma casa". Isso aconteceu, quando "José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa (Maria)" (Mt 1,24). 2º Lc 2,7: "Maria deu à luz o seu filho primogênito". EXPLICAÇÃO: É errado concluir, que devia seguir o segundo ou mais filhos. A lei mosaica exige:" Consagrar-me-ás todo o primogênito (primeiro gerado) entre os israelitas, tanto homem como animal: ele é meu." (Ex 13,2). Também, quando o primogênito era filho único. Mais ainda é importante lembrar que o filho em questão apresentado como primogênito de Maria é Jesus. Primogênito, ao se referir a Jesus, deve ser lido em paralelo o texto de Cl 1,15-19, no qual Jesus é o primogênito de toda a criatura. Jesus é o primogênito de Maria, por ser o primogênito de toda a criação. Em Jesus, a criação inteira é restaurada e por isso ele é o NOVO ADÃO! Não se perca de vista que o primogênito de Maria, é também o unigênito de Deus conforma Jo3,15, então Jesus é ao mesmo tempo o primeiro e o único! O poder do altíssimo que cobre Maria com sua sombra gera em seu seio o primeiro e o único Filho de Deus com uma de nós! Querer acrescentar outros filhos a Maria constitui um erro em relação a Escritura.       
                                                                      
3º Mt 1,25: "José não conheceu Maria até que ela desse à luz um filho". EXPLICAÇÃO; Seria errado insinuar, que depois daquele "até" José devia "conhecer" Maria "Até" na linguagem bíblica refere-se apenas ao passado. Exemplo: "Micol, filha de Saul, não teve filhos até ao dia de sua morte” (II Sm 6,23).  Como fidelíssimo observador da Lei de Moisés, Jesus não podia, na hora de sua morte na cruz, confiar sua Mãe a um Apóstolo ( Jo 19,26) mas devia a tê-la confiado ao filho mais velho dela, se ela de fato os tivesse.   Por isso, o Símbolo dos Apóstolos, que é mais antigo do que o Cânon dos Livros Sagrados, reza "Nasceu da Virgem Maria". = no sentido de Santo Agostinho: "Virgem concebeu, Virgem deu à luz, Virgem permaneceu".   Situação especial requer o Evangelho de Lucas ao chamar Isabel de prima de Maria. A palavra que foi traduzida por prima, seria melhor traduzida por parenta, caso desejemos ser mais fiéis ao original grego do Novo Testamento.    Conseqüentemente, os "irmãos” de Jesus, tão freqüentemente mencionados nos escritos do Novo testamento, nunca são chamados filhos de Maria, nem filhos de José, confirmando a tradição apostólica. Até os Muçulmanos, nos seus livros sagrados, veneram a Mãe de Jesus como Virgem.  Portanto, a acusação contra a virgindade de Maria, mãe de Jesus, demonstra apenas a ignorância ou malícia dos acusadores.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.