A expressão “doutrina social da Igreja” designa o conjunto de
orientações da Igreja Católica para os temas sociais. Ela reúne os
pronunciamentos do magistério católico sobre tudo que implica a presença do
homem na sociedade e no contexto internacional. Trata-se de uma reflexão feita
à luz da fé e da tradição eclesial.
A função da doutrina social é o anúncio de uma visão
global do homem e da humanidade e a denúncia do pecado de injustiça e de
violência que de vários modos atravessa a sociedade. Sendo
assim, não é uma ideologia, nem se confunde com as várias doutrinas políticas
construídas pelo homem. Ela poderá encontrar pontos de concordância com as
diversas ideologias e doutrinas políticas quando estas buscam a verdade e a
construção do bem comum, mas irá denunciá-las sempre que se afastarem destes
ideais.
A doutrina social da Igreja “situa-se no
cruzamento da vida e da consciência cristã com as situações do mundo e
exprime-se nos esforços que indivíduos, famílias, agentes culturais e sociais,
políticos e homens de Estado realizam para lhe dar forma e aplicação na
história” (João Paulo II, Carta encicl. Centesimus annus, 59). Ela busca o
desenvolvimento humano integral, que é “o desenvolvimento do homem todo e de
todos os homens” (Paulo VI, Carta encicl. Populorum Progressio, 42; Bento XVI,
Carta encicl. Caritas in veritate, 8).
Ao anunciar o Evangelho à sociedade em seu
ordenamento político, econômico, jurídico e cultural, a Igreja quer atualizar
no curso da história a mensagem de Jesus Cristo. Ela busca colaborar na
construção do bem comum, iluminando as relações sociais com a luz do Evangelho.
A expressão “doutrina social” remonta a Pio XI (Carta encicl. Quadragesimo
anno, 1931). Designa o corpus doutrinal referente à sociedade desenvolvido na
Igreja a partir da encíclica Rerum novarum (1891), de Leão XIII.
Em 2004, foi publicado o Compêndio de Doutrina
Social da Igreja, organizado pelo Pontifício Conselho Justiça e Paz, que
apresenta de forma sistemática o conteúdo da doutrina social da Igreja
produzido até aquela ocasião. A partir daí, este se tornou o documento de
referência obrigatório para quem deseja aprofundar-se neste campo.
Considerado o primeiro grande documento da
doutrina social da Igreja, a Rerum novarum aborda a questão operária no fim do
século XIX. Leão XIII denuncia a penosa situação dos trabalhadores das
fábricas, afligidos pela miséria, num contexto profundamente transformado pela
revolução industrial. Depois da Rerum novarum, apareceram diversas encíclicas e
mensagens referentes aos problemas sociais.
Com sua doutrina social, a Igreja não quer
impor-se à sociedade, mas sim fornecer critérios de discernimento para a
orientação e formação das consciências. Nesta perspectiva, a doutrina social
cumpre uma função de anúncio de uma visão global do homem e da humanidade, e
também de denúncia do pecado de injustiça e de violência que de vários modos
atravessa a sociedade (Compêndio da Doutrina Social da Igreja – CDSI –, 81).
Não entra em aspectos técnicos nem se apresenta como uma terceira via para
substituir sistemas políticos ou econômicos.
Seu propósito é religioso, sendo matéria do campo
da teologia moral. Sua finalidade é interpretar as realidades da existência do
homem, examinando a sua conformidade com as linhas do ensinamento do Evangelho.
É uma doutrina dirigida em especial a cada cristão que assume responsabilidades
sociais, para que atue com justiça e caridade. Ou seja, visa a orientar o
comportamento cristão.
Por isso, a doutrina social implica
“responsabilidades referentes à construção, à organização e ao funcionamento da
sociedade: obrigações políticas, econômicas, administrativas” (Compendio de Doutrina
Social da Igreja Católica, 83).
Os direitos humanos, o bem comum, a vida social,
o desenvolvimento, a justiça, a família, o trabalho, a economia, a política, a
comunidade internacional, o meio ambiente, a paz. Todos esses são campos sobre
os quais a Igreja dirige a sua reflexão no contexto da doutrina social.
Todo homem é um ser aberto à relação com os outros
na sociedade. Para assegurar o seu bem pessoal e familiar, cada pessoa é
chamada a realizar-se plenamente, promovendo o desenvolvimento e o bem da
própria sociedade. Assim, a pessoa é o centro do ensinamento social católico.
Qualquer conteúdo da doutrina social encontra seu fundamento na dignidade da
pessoa humana. Outros princípios básicos do ensinamento social são: o bem
comum, a subsidiariedade e a solidariedade.
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