Em primeiro lugar devemos crer que Deus existe. E o que significa
este nome Deus? Significa precisamente Aquele que governa e cuida de
todas as coisas. Tudo o que há no mundo está subordinada à sua
providência. Portanto, nada tem sua origem no acaso, mas em Deus que é o
único que cria a partir do nada.
"Creio em Deus" nossa profissão de fé começa com Deus, pois Ele é o
"Primeiro e o Último" (Is 44,6), o Começo e o Fim de tudo. A confissão
da Unicidade de Deus, que tem a sua raiz na Revelação Divina na Antiga
Aliança, é inseparável da confissão da existência de Deus, e igualmente
fundamental. Deus é Único: só existe um Deus: "A fé cristã confessa que
há Um só Deus, por natureza, por Substância e por essência".
Crer em Deus, o Único, e amá-lo com todo o seu ser, tem conseqüências imensas para toda a nossa vida :
– Significa conhecer a grandeza e a majestade de Deus : "Deus é
grande demais para que o possamos conhecer". (Jó 36,26). É por isso que
Deus deve ser o "primeiro a ser servido" (Sta. Joana d" Arc).
– Significa viver em ação de graças : Se Deus é o único, tudo o que
somos e tudo o que possuímos vem Dele: " Que é que possuis, que não
tenhas recebido? " (I Cor 4,7). " Como retribuirei ao Senhor todo o bem
que me faz ?" (Sl 116,12).
– Significa conhecer a unidade e a verdadeira dignidade de todos os
homens: Todos eles são feitos a " imagem e semelhança de Deus" (Gn
1,26).
– Significa usar corretamente das coisas criadas: A fé no Deus Único
nos leva a usar de tudo o que não é ele na medida em que isto nos
aproxima dele, e a desapegar-se das coisas na medida em que nos desviam
dele. (Mt 5,29-30; 16,24; 19,23-24)
– Significa confiar em Deus em qualquer circunstância, mesmo na
adversidade : A oração de S. Teresa de Jesus expressa esta confiança
inabalável em Deus
Nada te perturbe/ Nada te assuste
Tudo passa
Deus alcança
Quem a Deus tem, Nada lhe falta.
Só Deus basta.
Tudo passa
Deus alcança
Quem a Deus tem, Nada lhe falta.
Só Deus basta.
Pai todo poderoso… (Cat. 238 – 248)
A invocação de Deus como "Pai" é conhecida em muitas religiões. A
divindade é muitas vezes considerada como "pai dos deuses e dos homens" .
Deus é pai , mas ainda, em razão da Aliança do dom da Lei a Israel, seu
"filho primogênito" (Ex 4,22). Ao designar Deus com o nome de "Pai ", a linguagem da fé indica principalmente dois aspectos:
– que Deus é origem primeira de tudo e autoridade transcendente, e
– que ao mesmo tempo é bondade e solicitude de amor para todos os seus filhos.
A linguagem da fé inspira-se assim na experiência humana dos pais
(genitores), que são de certo modo os primeiros representantes de Deus
para o homem. Mas esta experiência humana ensina também que os pais
humanos são falíveis e que podem desfigurar o rosto da paternidade.
Convém lembrar que Deus transcende à paternidade humana (Sl 27,10),
embora seja a sua origem e medida (Ef 3,14; Is 49,15). Ninguém é pai
como Deus o é. Muito particularmente ele é o " Pai dos pobres", do órfão
e da viúva que estão sob sua proteção de amor . (Sl 68,6).
A encarnação do Filho de Deus revela que DEUS é o Pai eterno, e que o
Filho é consubstancial a Ele, isto é, que o Filho é no Pai e com o Pai o
mesmo Deus único. Deus é o Pai todo-poderoso. Sua paternidade e seu poder iluminam-se
mutuamente. As Sagradas Escrituras professam várias vezes o poder
universal de Deus. Ele é chamado "o Poderoso de Jacó" (Gn 49,24; Is
1,24), o "Forte, o Valente" (Sl 24,8-10). Se Deus é todo-poderoso "no
céu e na terra" (Sl 135,6), é porque os fez. Ele é o Senhor do universo,
cuja ordem estabeleceu, ordem esta que lhe permanece inteiramente
submissa e disponível ; Ele é o Senhor da história. Com efeito, mostra a
sua onipotência paternal pela maneira que cuida das nossas necessidades
(Mt 6,32). Por isso, nada é mais propício para sedimentar nossa fé e a
nossa esperança do que a certeza profunda gravada no nosso coração que
nada é impossível a Deus. (Lc 1,37)
"A fé católica é esta: que veneramos o único Deus na Trindade, e a
Trindade na unidade, não confundindo as pessoas, nem separando a
substância: pois uma é a pessoa do Pai, outra a do Filho, outra a do
Espírito Santo; mas uma é a divindade do Pai, do Filho e do Espírito
Santo; mas uma só é a divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo,
igual a glória, co-eterna a majestade. (Cat.266)"Criador do céu e da terra… (Cat. 279 – 382)
Deus é a causa universal de todas as coisas, e não só cria a forma,
mas também a matéria. Por isso fez todas as coisas do nada. recitamos no
Credo essa verdade: criador do céu e da terra. Há diferença entre criar e fazer? criar, é tirar do nada. Fazer, por
sua vez, é produzir a partir de uma matéria pré-existente. Se Deus criou
as coisas do nada, também pode refazê – las. Pode dar vista a um cego,
ressuscitar um morto e fazer outros milagres. Diz a Escritura: O poder
está a Vós submetido, quando quereis (Sab 12,18). Só Deus criou o
universo, livre e direta. Nenhuma criatura tem o poder necessário para
"criar" no sentido próprio da palavra, isto é produzir e dar o ser
àquilo que não o tinha de modo algum.
O Símbolo da fé retoma estas palavras confessando Deus Pai todo
-poderoso como "o Criador do céu e da terra" , "de todas as coisas
visíveis e invisíveis". Existe um mundo sobrenatural que não podemos ver. Apenas O conhecemos
por revelação divina, e mesmo assim, imperfeitamente. Sabemos que
existem anjos, espíritos puros, sem corpo, que servem a Deus noite e
dia, e que têm como missão o cuidado de cada um nós; há também anjos
decaídos, inimigos de Deus e nossos. Temos um céu a ganhar, um inferno a
evitar. Mas depois de nos revelar tudo isso, Deus poderia nos dizer : "
Vocês terão muito tempo para contemplar todas estas coisas mais tarde."
Deus fez o céu e a terra para nós. Quer se trate de coisas presentes,
quer de coisas futuras, diz São Paulo, " tudo é nosso". Vivemos
rodeados pelas criaturas de Deus. A profissão de fé do IV Concílio de Latrão afirma que Deus " criou
conjuntamente, do nada, desde o início do tempo, ambas as criaturas, a
espiritual e a corporal, isto é, os anjos e o mundo terrestre; em
seguida, a criatura humana que tem algo de ambas por compor-se de
espírito e de corpo" (DS 3002). A hierarquia das criaturas é expressa pela ordem dos " seis " dias,
que vai do menos ao mais perfeito. Deus ama todas as suas criaturas (Sl
145,9), cuida de cada uma, até mesmo os pássaros. Jesus diz: " Vós
valeis mais do que muitos pássaros" (Lc 12,6 -7), ou ainda: " Um homem
vale muito mais que uma ovelha" (Mt 12,12).
Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, homem e mulher Ele os
criou (Gn 1,27), nesta afirmação vamos encontrar dois aspectos
importante:
– Deus é o Criador do homem e o criou por amor, criando-o capaz de degustar o Bem eterno.
– Criado a imagem e semelhança de Deus por estar dotado de inteligência e vontade.
Deus criou tudo para o homem, este porém, foi criado para servir e
amar a Deus e para oferecer-lhe toda a criação. O homem foi criado por
Deus e para Deus. (Cat 358). Por exemplo, quando " criamos " alguma
coisa , ela passa a pertencer-nos. Deus nos possui: é para Ele que
existimos; fazer sua vontade é algo que deve interessar-nos muito mais
do que fazer nossa própria vontade. A criação é o fundamento de "todos os desígnios salvíficos de Deus",
"o começo da história da salvação" que culmina em Cristo. Desde o
início, Deus tinha em vista a glória da nova criação em Cristo (Rm 8,18 –
23). As criaturas existem para nos ajudarem a ter Deus perto de nós, para
que, através delas, pensemos como o seu Autor deve ser grande, como deve
ser poderoso e possuir uma beleza mais fascinante que o pôr-do-sol. As
criaturas existem também, para nos tornarmos agradecidos por sua
existência e beleza.
Tudo isto é verdade acerca das criaturas terrenas de Deus. Ele fez o
céu e a terra. E não é só a terra que é nossa, também o céu é nosso,
isto é, existe para que gozemos de suas maravilhas. Contamos já agora
com a proteção dos anjos e com as preces de Nossa Senhora e dos Santos,
porque somos filhos de Deus, para que possamos deixar para trás o
purgatório e encontrarmos no céu o fim para o qual fomos realmente
criados, a existência que verdadeiramente satisfaz todos os anseios da
nossa natureza .
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