quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Qual é o seu signo, padre? Facebook, eu e astrologia


A primeira coisa a ser dita é que catolicismo e consulta a horóscopos, são coisas que não se unem. Ou Cristo ou os astros! Confiar nos astros como meio para conhecer o futuro é uma atitude contrária ao Cristianismo!Como há uma relação entre a data do nascimento de uma pessoa e seu signo, mesmo que você não acredite, você sabe qual é o seu signo. Acompanhando o facebook, tenho visto que virou uma febre (ou sempre foi?) postagens sobre Signos. Para cada dia, um itinerário astral, para que a vida das pessoas possa seguir um bom caminho. As perguntas sobre o que devemos fazer, o que devemos evitar, a quem devemos procurar, são questões que sempre chamaram a atenção das pessoas e vai ser sempre assim. Todavia, recorrer aos astros, ou esperar que estes revelem o nosso futuro é um erro de acordo com o que a Igreja ensina. Todo o Cristianismo é contrário a este recurso. Antes de falar sobre o que a Igreja fala, é preciso fazer uma distinção entre ASTROLOGIA E ASTRONOMIA. Através da morfologia (a formação de cada palavra), não iremos muito longe. Astronomia vem do radical grego nomos, lei, e astér, astros: lei dos astros.
Porém, astrologia também deriva de astér e lógos, colóquio, estudo: estudo dos astros. Então seriam sinônimos, isto é, palavras diferentes para significar uma mesma atividade? Não. Astronomia e astrologia são hoje tão diferentes que não é exagero afirmar que a única coisa em comum são as cinco primeiras letras de cada palavra.

Podemos definir assim:
  • Astronomia é uma ciência exata que se preocupa com a origem, evolução, composição, classificação e dinâmica dos corpos celestes – todos eles. O astrônomo profissional é necessariamente alguém com formação superior, e seu trabalho inclui o domínio de Física e Matemática, aliado a um senso crítico aguçado e boa habilidade observacional.
  • A astrologia dá ênfase apenas a um certo grupo de astros. Ela busca identificar uma relação entre suas posições e deslocamentos no céu e o destino e a conduta moral dos seres humanos. Apenas os astrólogos constroem horóscopos e mapas astrais. Seu trabalho está ligado ao aspecto místico que o Universo desperta no ser humano, e não raramente os astrólogos são também praticantes de outras artes divinatórias.



Astronomia e astrologia possuem, portanto, uma origem em comum, movidas pelo mesmo fascínio que uma simples noite estrelada desperta em nós. Ambas coexistem hoje em relativa harmonia, mas seus praticantes têm formações diferentes e objetivos muito distintos que não convém confundir. Assim sendo, O Cristianismo se coloca contrário à Astrologia. A Igreja Católica seguindo a Tradição do Antigo Testamento afirma que:
"Todas as formas de adivinhação hão de ser rejeitadas: recurso a Satanás ou aos demônios, evocação dos mortos ou outras práticas que erroneamente se supõem “descobrir” o futuro. A consulta aos horóscopos, a astrologia, a quiromancia, a interpretação de presságios e da sorte, os fenômenos de visão, o recurso a médiuns escondem uma vontade de poder sobre o tempo , sobre a história e finalmente sobre os homens, ao mesmo tempo que um desejo de ganhar para si os poderes ocultos. Estas práticas contradizem a honra e o respeito que, unidos ao amoroso, temor, devemos exclusivamente a Deus".
Por que a Igreja pensa assim?
Porque Deus nos criou livres. Ele nos deu o livre-arbitrio para que escolhessemos e assim construíssemos nossas vidas. Nós não somos reféns da sorte, ou dos astros. Sobre nós, está a mão de Deus e nossa vida é revelada pelas escolhas que tomamos na vida e não no que se deleneia pelos astros. Conhece o seu futuro quem o constrói com suas próprias escolhas! Esta febre é fruto de um medo do futuro. Recorrer a horóscopos é na verdade incapacidade de lidar com sua própria liberdade e medo de fazer uso de um grandioso dom dado pelo nosso criador!Quem pode revelar tudo sobre nossa vida é Jesus (Jo 4), Ele é que Caminho, Verdade que liberta e Vida plena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.