terça-feira, 7 de outubro de 2014

Maria no Evangelho de Mateus II




Mt 2, 1-12 – NASCIMENTO E VISITA DOS MAGOS

            A terceira unidade do Evangelho da Infância de Mt esclarece o “onde” do advento divino à história, em sua forma visível, perceptível aos olhos dos homens: Belém da Judéia, a cidade de Davi. Mt apresenta a idéia positiva da descendência davídico-régia do Messias e da salvação oferecida por meio dele a todos os povos. Mt explica o mistério de Jesus a uma comunidade formada de cristãos judeus e gentios. Nesse quadro messiânico-régio, Maria é apresentada como mãe do Messias-rei (vv.2.11). A homenagem de adoração prestada pelos magos ao menino no colo da mãe apresenta Maria no papel da rainha-mãe do AT (1Rs 1, 15-21; 2, 12-20).
            O episódio dos magos não é propriamente história, mas um midrash, isto é, uma história construída para fins de edificação. Isso, contudo, não impede que o midrash tenha sido plasmado de um núcleo histórico, proveniente de reminiscências familiares. Estamos diante de densa releitura pascal, que confessa Jesus como messias e salvador universal e colada ao lado dele sua mês, com acentos que refletem a percepção de fé da sua extraordinária proximidade do Filho. O fundamento pré-pascal desse dado só pode ser a proximidade de Maria em relação à missão daquele que, sendo seu filho, será confessado Senhor e Cristo e Filho de Deus: no “onde” do nascimento se reflete a messianidade do Filho e a excepcional dignidade da mãe.

Mt 2, 13-23 – FUGA PARA O EGITO
            A última unidade do Evangelho da Infância de Mt apresenta o “de onde” a missão de Jesus começou. Mt desloca Jesus de Belém para Narazé, o faz ir para o Egito e voltar, ao mesmo tempo comenta a morte dos inocentes em Belém com as palavras usadas por Jeremias para descrever as tribos do Norte condenadas ao exílio. Assim, de certo modo, o Jesus de Mt revive o êxodo e o exílio, isto é, revive de maneira plena a história de Israel. O menino é, pois, a figura do novo Israel, e nele vem cumprir-se finalmente a espera messiânica do povo do êxodo e do exílio: Nazareu (v.23) pode lembrar o rebento messiânico (Is 11, 1), o santo de Deus (Jz 13, 5.7) ou o resto escatológico de Israel (Is 42,6; 49,8). Ao lado dele, sempre presente, como mostra a expressão recorrente “o menino e sua mãe” (vv. 13.14.20.21) está Maria: figura do Israel da espera que entra no tempo escatológico. A mãe do Messias Rei que acolhe todos os povos na unidade anterior aqui é a mulher do êxodo e do exílio, reconduzida com o Narazeno para a terra dos pais: Maria representa a porta através da qual a espera passa pra o cumprimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.