segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Maria no Evangelho de Lucas



O que pode ser dito sobre a presença de Maria nos escritos de São Lucas? A primeira coisa a ser dita é que enquanto Paulo e Marcos trazem uma presença bastante discreta e mesmo controversa no caso de Marcos e Mateus associa a vocação de Maria aos cuidados de José, Lucas abre espaço para uma grande Mariologia. Nosso Lucas estranharia o fato de seus escritos estarem separados pelo Evangelho de João. De fato isto causou um certo obscurecimento da grande teologia de Lucas. A Cristologia de Lucas presente no Evangelho fundamenta a Eclesiologia presente em Atos dos Apóstolos. Assim, a Mariologia presente no Evangelho deve ser lida em vista da Eclesiologia presente nos Atos escritos por Lucas.

O cerne do Cristianismo é a entrada de Deus na história dos homens e isto deve ser a chave de leitura para a Mariologia, evitando assim reducionismos cristológicos, mariológicos ou mesmo eclesiológicos. Ao longo do texto Maria desaparece e Jesus se evidencia. Em três relatos que julgamos mais importantes: a Anunciação, a Visitação e o Magnificat que tornam clara a ação de Maria.  Entretanto é preciso obedecer o esquema lucano de comparação de imagens: dípticos. Antes de entrarmos o texto de Lucas devemos partir de algumas considerações:

1. A possível datação deste Evangelho tende a tornar obsoleta a tese de que Lucas havia se encontrado com Maria e depois deste encontro escrito seu Evangelho. Vale ressaltar que o texto data de mais ou menos 85 d.C.

2. Para os que acham que esta tese é insuficiente, a segunda consideração diz respeitos aos limites de compreensão que o autor do terceiro Evangelho possui acerca da Palestina demonstrada em seus deslizes nos dados da geografia que mostra em seus textos.

3. Se estivermos diante do Médico amigo de Paulo conforme nos foi legado pela Tradição, temos mais uma razão em considerar o ponto 1 porque Paulo só dedica a Maria um versículo.

4. Este Evangelho depende de Marcos assim como Mateus no entanto com uma estrutura mais livre quanto a ideia de cumprimento das profecias como vemos em Mateus o que fortalece o ponto 2.
5. A estrutura presente nos dois capítulos parece herança de uma tradição recebida do Evangelista.

Feitas essas considerações devemos ver o texto de Lucas a partir da comparação de duas imagens. Assim prevalecem dois anúncios de nascimento e dois nascimentos. Para a Cristologia interessa a comparação entre Jesus e João Batista, para nós, na Mariologia, o destaque vai ser outro: Zacarias e Maria; Maria e Isabel. Ao que nos parece, Lucas retoma tradições já existentes em pequenos círculos sobre o nascimento tanto de João quanto de Jesus.
Para nossa melhor compreensão, o texto vai trazer em negrito os elementos que melhores nos servirão para esta disciplina. Segue o texto:

No capítulo 1 encontramos uma introdução que se estende dos versículos 1 ao 4. Será de grande interesse para os estudos de Evangelhos Sinóticos, podendo ser omitida por nós agora.

Observe a primeira Imagem da Estrutura em Dípticos de Lucas e em caixa alta nossos comentários acerca do que se vê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.