sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Carta aos Paroquianos de São Pedro e São Paulo - Tibiri II







Que o Deus de toda Consolação, o Pai das Misericórdias que nos entregou seu Único Filho, Jesus como salvador, caminho, verdade e verdadeira vida, oferte a cada um que lê esta carta bem como a toda a sua família os Dons do Espírito Santo. Espírito da Verdade que brota do coração do Pai e do Filho e sustenta a Igreja em sua jornada em mundo faminto de paz, de pão, de amor e de Deus.

A violência é uma marca triste de nossa sociedade. Todos os dias encontramos relatos de dor e sofrimento. A nossa Igreja vitimada mais uma vez por um ataque contra a Eucaristia o que demonstra que ninguém está isento desta chaga aberta em nosso bairro. Fomos novamente surpreendidos durante o início da manhã com a notícia de que ladrões entraram na Igreja. Desta vez, retiraram o Sacrário e o levaram para a quadra. Ele foi arrombado e deixado lá. Na Igreja todas as outras coisas permaneceram em seus lugares, imagens, móveis, sala de som, vestes. A intenção de quem entrou na Igreja foi violar o Sacrário. As razões para acreditarmos nisso é o estado no qual se encontraram as outras coisas dentro da Igreja. Digamos com clareza: o ataque foi à Eucaristia.

Olhando para Jesus Eucarístico me vem sempre à memória a perene atualidade de Jesus. Em sua caminhada terrestre foi vítima da revolta, das intrigas, rejeitado por quem vivia de fazer a maldade. Vítima de um sistema perverso. Inocente tem seu sangue derramado por ser solidário com os mais pobres, com os excluídos, com as vítimas! Hoje, presente ressuscitado na Eucaristia segue sendo vítima da revolta, das intrigas, rejeitado por quem vive de fazer a maldade. Ele segue vítima de um sistema perverso. Inocente, se permite se permite tocar por novos algozes e ainda é vítima de escárnios. Por qual motivo? Porque não está distante do seu povo, não está isento das dores de seu povo e também para nos mostrar que como Igreja nunca poderemos esquecer que somos herança de um carpinteiro crucificado e não de um imperador. Somos a Igreja do Crucificado que foi ressuscitado por Seu Pai pois o Pai não tolera a injustiça, não aceita que o mal tenha a última palavra! 


Em todas as vezes que me deparei com a cena de uma Igreja violada sempre me veio um pensamento assustador: nós nos chocamos sempre pelo que vemos. E justamente aqui deveremos nos recolher à oração primeiramente porque nos chocamos com o que vemos, mas não nos é permitido saber o que aconteceu durante a madrugada inteira! A madrugada da violação de uma Igreja se compara à mesma madrugada da quinta para a sexta feira na qual Jesus foi severamente torturado em vista da crucificação no final da manhã da Sexta. Valendo ressaltar que este episódio se realizou justamente da quinta para a sexta o que aprofundou ainda mais os meus sentimentos de tristeza ao longo deste dia de sexta feira. Quanta dor e amargura o Senhor Eucarístico deve ter passado nas mãos de homens sem nenhum tipo de devoção, fé e respeito humano! As madrugadas são curtas para tamanha maldade e injustiça. A violência contra Jesus Eucarístico fere a Igreja mas também toda a sociedade porque denuncia a total falta de capacidade de lidar com tamanho mal presente e a se fortalecer sobre as sombras do Estado cada vez mais incapaz.

Entretanto, outro pensamento me invade e acalma o meu coração. Assim, o partilho porque se o meu coração de homem de fé se acalma com tal pensamento, todos os corações dos meus paroquianos devem acompanhar este caminho que faz com que "encontremos descanso": Assim como o Senhor enfrentou bravamente a angústia da madrugada da quinta, as dores da sexta, entrou em silêncio para Ressurgir Glorioso no Domingo de Páscoa, assim também será com toda a sua Igreja e nossa sociedade: não obstante as dores e amargura, os silêncios profundos e até mesmo as omissões, há de brilhar sempre a luz do Cristo Ressuscitado dos Mortos porque o Amor vence tudo! Conclamo a todos para que se voltem confiantes à Oração! Enquanto as devidas providências são pensadas e tomadas. 

Quais serão nossas próximas atitudes?

O Código de Direito Canônico, Cânon 1211 nos dá o roteiro a ser seguido em tal situação, cito-o:


"Os lugares sagrados violam-se com ações gravemente injuriosas neles praticadas com escândalo dos fiéis e, a juízo do Ordinário do lugar, de tal modo graves e contrárias à santidade do lugar que não seja lícito exercer-se neles oculto, enquanto a injúria não for reparada por meio de um rito penitencial segundo as normas dos livros litúrgicos."

Faz-se necessário o Rito Penitencial de Desagravo. Entramos em contato com o Arcebispo da Paraíba e se encontra nas mãos dele a responsabilidade direta por este Rito. Apresentamos a Programação para este final de semana de acordo com o que prescreve o Código de Direito Canônico no Cânon acima citado. 



1. AS ÚNICAS MISSAS CELEBRADAS NO TERRITÓRIO PAROQUIAL DURANTE A SEXTA E O SÁBADO ACONTECERÃO NAS COMUNIDADES NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, NO HEITEL SANTIAGO E SÃO DANIEL COMBONI. 

Estas missas serão mantidas por três razões:

1.1. As comunidades de Nossa Senhora de Nazaré e São Daniel Comboni celebram as Festas de seus padroeiros.

1.2. Manteremos assim, com estas duas comunidades em Festa, as Celebrações Eucarísticas Diárias em nosso território Paroquial.

1.3. A localização geográfico mais distante destas comunidades deve ser levada em conta.



2. PROGRAMAÇÃO DO DOMINGO:

DURANTE TODO O DOMINGO A IGREJA MATRIZ ESTARÁ FECHADA, POIS COMO FOI A IGREJA VIOLADA, DEVE ESPERAR O RITO PROPOSTO NO CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO 1211. AS OUTRAS COMUNIDADES COM ATIVIDADE NOS DOMINGOS SEGUEM ESTA PROGRAMAÇÃO:

2.1. A IGREJA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE, ÀS 6:30H VIVENCIARÁ UMA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA. 

2.2. COMO DIA 12 É DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA HAVERÁ MISSA EM DOIS LUGARES:

IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS ---- NORMALMENTE ÀS 8H 

*********************************************************************************

EXTRAORDINARIAMENTE NA IGREJA DE SANTA ANA NO DOMINGO ÀS 17H

*********************************************************************************

A ESCOLHA DE SANTA ANA SE VINCULA COM O FATO DE NÃO TERMOS A MISSA DA MATRIZ.

ÀS 18H SAIRÁ A PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA EM DIREÇÃO À IGREJA DE NOSSA SENHORA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, NO HEITEL SANTIAGO NA QUAL SE ENCERRARÁ A FESTA DA PADROEIRA.


COMO SERÁ NOSSA SEMANA?

*NA SEGUNDA FEIRA NÃO HAVERÁ ESCOLA DA FÉ

*NA TERÇA O AMOR FRATERNO (GRUPO DE ORAÇÃO) PODE SE REUNIR DESDE QUE O LOCAL ESCOLHIDO SEJA UMA COMUNIDADE OU A CASA DE ALGUÉM E ATÉ MESMO O AUDITÓRIO PAROQUIAL. NÃO HAVERÁ MISSA EM SANTA ANA QUE DEVE FICAR FECHADA

*NA QUARTA FEIRA O TERÇO DOS HOMENS PODE SER REUNIR DESDE QUE SEJA NA CASA DE ALGUÉM OU NO AUDITÓRIO PAROQUIAL. NÃO HAVERÁ MISSA EM MENINO JESUS QUE DEVERÁ ESTAR FECHADA

*NA QUINTA A IGREJA MATRIZ PERMANECERÁ FECHADA, MAS NO AUDITÓRIO PAROQUIAL IRMÃ DULCE, A PARTIR DAS 19:30H FAREMOS UMA ADORAÇÃO EUCARÍSTICA. NÃO HAVERÁ MISSA EM NOSSA SENHORA DE NAZARÉ QUE PERMANECERÁ FECHADA.

* NA SEXTA NÃO HAVERÁ MISSA NA COMUNIDADE SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

* NO SÁBADO DIA 18 DE OUTUBRO HAVERÁ UMA CAMINHADA PENITENCIAL SEGUIDA DE CELEBRAÇÃO PENITENCIAL EM NOSSO AUDITÓRIO PAROQUIAL. A CAMINHADA SAIRÁ DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE ÀS 19H E TERMINANDO NA FRENTE DA IGREJA MATRIZ DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

*DOMINGO DIA 19 DE OUTUBRO:

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA NAS SEGUINTES COMUNIDADES

2. NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

3. COMUNIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

4. NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

*****************************************************************************

RITO PENITENCIAL DE DESAGRAVO E CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA ÀS 19H NA IGREJA MATRIZ SÃO PEDRO E SÃO PAULO

*******************************************************************************

Em Cristo Jesus somos um só corpo e assim somos fortes! 

Na paz de Cristo e que Deus, Pai das Misericórdias abençoe a todos!

Pe Dalmo Radimack 
Pe Cláudio Amorim







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.