segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Maria no Evangelho de Lucas - Parte II



PRIMEIRA IMAGEM


5  Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote

O PAI DE JOÃO É UM SACERDOTE. ISTO É UM ALINHAMENTO DE JOÃO BATISTA COM TODA A TRADIÇÃO SACERDOTAL DO ANTIGO TESTAMENTO.

chamado Zacarias,

QUE SIGNIFICA DEUS FAZ MEMÓRIA.

da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão;

SER DA ORDEM DE ABIAS É UMA DEMONSTRAÇÃO DE UMA CLASSE MENOR DOS SACERDOTES, OU SEJA, UM SACERDÓCIO RURAL, SUA MÃE É UMA DAS “FILHAS” NO SENTIDO DE DESCENDENCIA DE ARÃO. – ARÃO OU AARÃO?. ENQUANTO JOÃO TEM UMA HISTÓRIA DE LINHAGEM SACERDOTAL, JESUS NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO DESSE PORTE.

e o seu nome era Elisabeth.

O SIGNIFICADO DO NOME ELISABETH É DEUS MOSTRA SUA FORÇA

6  E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor.7  E näo tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade.

 NO TEXTO ORIGINAL APARECE A PALAVRA  στεῖρα, LITERALMENTE TRADUZIDA POR ESTÉRIL. AO QUE PARECE ASSIM COMO SARAI QUE DEPOIS SE TORNA SARA. ENTRETANTO, TEMOS UM PEQUENO IMPASSE QUE ABREM ESPAÇO PARA UM NECESSÁRIO PORQUE SE DE FATO A ESTERILIDADE É REALIDADE DE ELISABETH E A ESTERILIDADE É SINAL DE RECUSA DE DEUS, ELES NÃO PODEM SER JUSTOS AOS MOLDES DO ANTIGO TESTAMENTO.


 8  E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem da sua turma, 9  Segundo o costume sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso.

A ECONOMIA DA SALVAÇÃO VINCULADA AO TEMPLO É UMA DAS CARACTERÍSTICAS DA RELIGIÃO DOS HEBREUS, NESTE SENTIDO, O ANÚNCIO DO NASCIMENTO DE JOÃO OBEDECE UMA ÓTICA, OU ORDEM COMUM À RELIGIÃO DOS HEBREUS. ESTE PONTO SERÁ RETOMADO AO FALAR DO ANÚNCIO DO NASCIMENTO DE JESUS.


10  E toda a multidão do povo estava fora, orando, à hora do incenso. 11  E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso.

12  E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele. 13  Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. 14  E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, 15  Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. 16  E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus, 17  E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto. 18  Disse então Zacarias ao anjo: Como saberei isto? pois eu já sou velho, e minha mulher avançada em idade. 19  E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas. 20  E eis que ficarás mudo, e não poderás falar até ao dia em que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas palavras, que a seu tempo se hão de cumprir.

TRÊS MOMENTOS DE ZACARIAS FRENTE AO ANJO:

1.      TURBOU-SE, E CAIU TEMOR SOBRE ELE
2.      A NÃO NECESSIDADE DO MEDO PORQUE DEUS OUVIU SUAS SÚPLICAS
3.      EXIGÊNCIA DE UM SINAL COMO DEMONSTRAÇÃO DE FALTA DE FÉ. (cf.v.20)

A PALAVRA ANTES TRADUZIDA POR ESTÉRIL NÃO APARECE MAIS NAS JUSTIFICATIVAS DE ZACARIAS. ELE AFIRMA QUE O OBSTÁCULO É SUA VELHICE. ISTO LEVANTOU RECENTEMENTE UMA POLÊMICA PORQUE DENTRO DA CULTURA BÍBLICA A ESTERILIDADE É O OBSTÁCULO E NÃO A VELHICE.

Conclusões:

Possivelmente este relato do anúncio do nascimento de João Batista pertença ao patrimônio de fé das comunidades do Batista que permaneceram reconhecendo nele o Messias durante muito tempo a ponto de existirem pequenas tensões com o movimento nascente do nazareno Jesus. A súplica de Zacarias que foi ouvida por Deus pode ser entendida tanto como o pedido por um menino, porque condiz com o fato da esterilidade de Elisabeth mas torna tudo estranho porque parece absurdo alguém pedir a Deus um filho e ao receber a notícia de que essa prece foi ouvida duvidar da ação do mesmo Deus a quem se pediu. Outra possibilidade, mais coerente como espírito do Evangelho de Lucas, é que a súplica é pelo retorno dos profetas conforme versículo 17. Ao anúncio do nascimento deveria seguir o próprio relato do nascimento que Lucas separou pela presença de outro anúncio: o do nascimento de Jesus.



21  E o povo estava esperando a Zacarias, e maravilhava-se de que tanto se demorasse no templo. 22  E, saindo ele, não lhes podia falar; e entenderam que tinha tido uma visão no templo. E falava por acenos, e ficou mudo. 23  E sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para sua casa. 24  E, depois daqueles dias, Elisabeth, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo: 25  Assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou em mim, para destruir o meu opróbrio entre os homens.  

UMA LEITURA MATERIALISTA E QUE TENDE A VER NESTE RELATO UMA CONSTRUÇÃO BIOGRÁFICA, DEUS DESTRÓI A VERGONHA DE ELISABETH PERANTE OS HOMENS PORQUE LHE DEU UM MENINO. MAS NUMA LEITURA MAIS EM AMPLA, ESTAMOS DIANTE DA MANIFESTAÇÃO DO PODER DE DEUS QUE TRAZ DE VOLTA A PROFECIA.

SEGUNDA IMAGEM


26  E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27  A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. 28  E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, plena de Graça; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.

A ANTIGA ECONOMIA VINCULADA AO TEMPLO É DEIXADA PARA TRÁS. O ANJO APARECE EM UMA CIDADE QUE NUNCA CHEGOU A SER CITADA NO ANTIGO TESTAMENTO. O ANJO APARECE A UMA VIRGEM SEM NENHUM VÍNCULO COM NENHUMA FIGURA DO ANTIGO TESTAMENTO. O ÚNICO VÍNCULO POSSÍVEL É MEDIADO POR JOSÉ E NÃO TEM NADA A VER COM SACERDÓCIO COMO NO CASO DE ZACARIAS, PAI DE JOÃO BATISTA. O ANJO APARECEU EM SILÊNCIO A ZACARIAS PORQUE ELE DEVERIA ESTAR PREPARADO JÁ QUE ELE CARREGA UM NOME QUE O VÍNCULA COM O DEUS DO ANTIGO TESTAMENTO.

29  E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta. 30  Disse-lhe, entäo, o anjo: Maria, näo temas, porque achaste graça diante de Deus.


ASSIM COMO NO CASO DE ZACARIAS, MARIA É CONVIDADA A NÃO TEMER. A JUSTIFICATIVA É DIFERENTE. ELA ENCONTROU GRAÇA DIANTE DE DEUS.


 31  E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por o nome de Jesus. 32  Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; 33  E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.


34  E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?

MARIA NÃO QUESTIONA O FATO QUE VAI ACONTECER, NÃO EXIGE UM SINAL. ELA PERGUNTA COMO SERÁ E NÃO SE ACONTECERÁ. MARIA ASSIM SUPERA ZACARIAS.

35  E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. 36  E eis que também Elisabeth, tua parenta, concebeu um filho em sua velhice;
e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril; 37  Porque para Deus nada é impossível. 38  Disse entäo Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.


A JUSTIFICATIVA DO ANJO GABRIEL EM VISTA DO QUE ACONTECEU A ELISABETH PODERIA NOS LEVAR A PERGUNTAR: ELA ERA ESTÉRIL OU ERA CHAMADA ESTÉRIL? EXISTE UMA BOA JUSTIFICATIVA TEOLÓGICA PARA ESTA RELAÇÃO ENTRE ESTERILIDADE E VELHICE: NÃO SE TRATA DE ESTERILIDADE MAS DO ENVELHECIMENTO DE TODOS OS RECURSOS CAPAZES DE GERAR A VIDA ORIUNDOS DA RELIGIÃO JUDAICA. EMBORA O DEBATE SIGA EM ABERTO, NÃO É PERTINENTE PARA NOSSA DISCIPLINA. A NÓS INTERESSA QUE MARIA É COMPARADA COM ZACARIAS. E NESTE SENTIDO TRÊS PONTOS PERMEIAM ESSA COMPARAÇÃO:

1.      MARIA NÃO SENTE TEMOR PELA PRESENÇA DO ANJO. FICA INTRIGADA COM A SAUDAÇÃO
2.      O CONVITE PARA NÃO TEMER A ASSOCIA COM ZACARIAS
3.      DEMONSTRAÇÃO DE PLENA FÉ. ENQUANTO ZACARIAS PEDE UM SINAL, MARIA ACOLHE O QUE O ANJO FALOU.


Conclusão:

Maria é comparada com Zacarias: o anúncio a Zacarias é feito em Jerusalém, no templo, ao lado do altar do incenso, lugar mais sagrado de Israel e a um homem que também é sacerdote, enquanto que o de Maria se dá numa cidade sem importância da Galiléia e a uma mulher. Em ambos os textos evidenciam-se o poder do Altíssimo nas situações de velhice/esterilidade,  incredulidade (Zacarias), de virgindade e de fé profunda em Deus (Maria). Esse relato da anunciação não tem como centro Maria.  É um texto cristológico e quer mostrar a participação imprescindível de Maria como mulher de profunda fé, agraciada por Deus e cumpridora desta importante missão e a atuação do Espírito sobre ela no processo de encarnação do Verbo.

 Este relato nos mostra a intervenção de Deus que descarta a lógica humana. Em outras palavras, é a possibilidade da ação divina dentro da impossibilidade humana. Se Elisabeth  que era estéril / de idade avançada, foi capaz de gerar, quanto mais Maria. Esta por sua vez, além de gerar, carrega em seu ventre todas as esperanças de Israel, principalmente dos pequeninos que esperavam pela realização de toda profecia anunciada.


39  E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá, 40  E entrou em casa de Zacarias, e saudou a Elisabeth. 41  E aconteceu que, ao ouvir Elisabeth a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Elisabeth foi cheia do Espírito Santo.


AGORA AS IMAGENS PRIMEIRAS SE ENCONTRAM E MARIA SERÁ COMPARADA A ELISABETH. ENTRAM EM CENA JESUS E JOÃO E NÓS VAMOS PERCEBER A SUPERIORIDADE DE JESUS EM RELAÇÃO A JOÃO E DEPOIS DE MARIA EM RELAÇÃO A ELISABETH. A ORDEM É DIRETA: QUANDO ELISABETH OUVE A SAUDAÇÃO DE MARIA, A CRIANÇA SALTA NO SEU VENTRE E ELISABETH FICA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO. PERCEBA QUE ISTO É COERENTE COM A MISSÃO DE JOÃO ANUNCIADA PELO ANJO. TEMOS UM SERVIÇO DO MENINO NO VENTRE DE SUA MÃE: AO OUVIR A VOZ DE MARIA, O MENINO ESTREMECE (VOCAÇÃO DE JEREMIAS?, DAVI DIANTE DA ARCA?) E SUA MÃE FICA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO.


42  E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. 43  E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?
44  Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre. 45  Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprir-se as coisas que da parte do SENHOR lhe foram ditas.

MARIA APRESENTADA COMO MÃE DO SENHOR. ESTE TERMO É PÓS PASCAL E DADO A JESUS MAS ESTÁ NO ANTIGO TESTAMENTO ENTREGUE DIRETAMENTE A DEUS: ADONAI. ESTAMOS AINDA NOS MOLDES DE VÍNCULO ENTRE ANTIGO E NOVO TESTAMENTO. NO VERSÍCULO 45 SE AFIRMA O QUE FALTOU A ZACARIAS...



46  Disse entäo Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,
47  E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; 48  Porque atentou na humildade de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49  Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome. 50  E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem.

AQUI TEMOS UMA MEMÓRIA DA SUA HISTÓRIA E DA HISTÓRIA DO SEU POVO. AGORA QUEM FAZ MEMÓRIA NÃO É ZACARIAS. EM OUTRAS PALAVRAS: NÃO É NO TEMPLO QUE SE FAZ A MEMÓRIA MAS NA VIDA! ASSIM SE JUSTIFICA A PRESENÇA DE ZACARIAS NO EVANGELHO DE LUCAS LOGO NO PRIMEIRO CAPÍTULO.


51  Manifestou o poder de seu braço; Dissipou os soberbos no pensamento de seus corações. 52  Depós dos tronos os poderosos, E elevou os humildes.  53  Encheu de bens os famintos, E despediu vazios os ricos. 54  Auxiliou a Israel seu servo, Recordando-se da sua misericórdia; 55  Como falou a nossos pais, Para com Abraão e a sua posteridade, para sempre.

A MEMÓRIA FEITA POR MARIA RETOMA A CERTEZA DA FORÇA DE DEUS, SIGNIFICADO DO NOME DE ELISABETH E CONSEQUENTEMENTE JUSTIFICATIVA DE SUA PRESENÇA NO RELATO DE LUCAS.



 56  E Maria ficou com ela quase três meses, e depois voltou para sua casa.

MENÇÕES DE TEMPO DEVEM SER ANALISADAS:

Durante cinco meses Elisabeth manteve em segredo a sua gravidez.
No sexto mês de Elisabeth o Anjo aparece a Maria
Maria ficou três meses da SUA gravidez com Elisabeth


Estas três menções demonstram o esforço do relator do Evangelho de ressaltar, proteger e sustentar a plena humanidade de João e de Jesus. Não estamos diante de figuras míticas e sim de homens plenos. Sendo Lucas de origem grega na qual florescem mitos, é urgente para ele desvincular tanto João quanto Jesus de qualquer mentalidade mítica e esclarecer a humanidade pela qual age a Graça de Deus. Lembremos que Maria encontrou Graça e este tema é uma herança do tutor do Evangelista: o Apóstolo Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.