quarta-feira, 12 de setembro de 2012

7 Passos Para Uma Boa Leitura Orante-Lectio Divina

Neste mês de setembro a Igreja celebra a Palavra de Deus. Então além de incentivar a leitura da Bíblia, a Igreja ensina um método de oração bastante simples, muito antigo e de grande profundidade: a Lectio Divina ou Leitura Orante, a oração a partir da Palavra de Deus.
Lectio divina, ou Leitura Orante, é uma prática e método de oração, reflexão e contemplação praticado pelos fiéis do Catolicismo desde tempos antigos, particularmente nos mosteiros beneditinos. Consiste na prática de oração e leitura das Escrituras e tem o intuito de promover a comunhão com Deus e aumentar o conhecimento da Palavra de Deus.
Na Lectio/Leitura, toma-se o Texto Sagrado, A Sagrada Escritura de preferência e faz-se a leitura lenta e cuidadosa do texto, não tanto com o objetivo de fazer uma exegese bíblica, mas sim o de "escutar" o que Deus fala ao leitor. Pode-se repetir a leitura quantas vezes for preciso, até que se sinta "tocado" pelo Senhor.
Na Meditatio/Meditação, rumina-se a Palavra, busca-se perceber o que é que Deus fala àquele(a) que lê. Não é mais uma leitura, mas uma "escuta" da Palavra. "Fala, Senhor, teu servo escuta!"
Na Oratio/Oração, responde-se a Deus que antes falou. De acordo com o contexto, com a história pessoal de cada um naquele momento, deixa-se o coração derramar-se diante do Senhor. Se antes se escutou, agora responde-se a Deus. Pode ser uma súplica, ação de graças, petição, o que o coração mandar, enfim. É um diálogo com Deus e uma relação entre dois seres que se amam. A alma e Deus!
Na Contemplatio/Contemplação, já não há mais necessidade de palavras. O orante/leitor tomou contato com o texto escrito, ou até diante da Natureza, de um fato da vida; leu, ou melhor, "escutou" a Voz que fala em seu coração. Responde a essa Palavra, escrita ou não. E no último estágio, na Contemplação, cala-se, adora, entrega-se numa adoração muda e silenciosa. A Oração centrante é uma modalidade de oração contemplativa que se enquadra nesse quarto estágio da Lectio Divina.

7 Passos Para Uma Boa Leitura Orante

1- Horário e Local: a Leitura Orante envolve o contato calmo com o texto bíblico, a reflexão e a oração. É importante escolher um momento e um lugar que sejam tranquilos, que favoreçam a meditação.

2- Escolha o texto: você pode escolher qualquer texto bíblico para a Leitura Orante. Para facilitar, pode-se usar os textos da liturgia do dia - os que serão lidos na Missa -, que ajudam na preparação espiritual.

3- Ore: a Lectio Divina é um momento privilegiado de diálogo com o Senhor. Por isso, é importante preparar-se, rezando ao Espírito Santo, pedindo para que Sua luz conduza este diálogo e lhe traga o discernimento necessário.

4- Leia: o primeiro passo da Leitura Orante é a leitura do texto. É feita devagar, observando-se bem as palavras, os diálogos... Procure montar, na sua imaginação, a cena retratada naquela leitura. Essa é a fase da compreensão do texto em si. Leia uma segunda vez, se achar conveniente.

5- Medite: o segundo passo consiste em saborear a Palavra, em confrontar o texto lido com a sua vida. Com a cena em mente, procure concentrar-se na mensagem que o texto tem a passar. É o momento para escutar a voz de Deus.

6- Reze: a meditação leva, naturalmente, à oração. Aqui, você dá sua resposta a Deus: uma resposta pessoal e profunda, conforme aquilo que lhe motiva - pode ser um louvor, um pedido de perdão, um agradecimento, um pedido especial... É o momento de conversar intimamente com o Pai, com o seu melhor e maior amigo.

7- Contemple: depois de ter lido, meditado e rezado, esse é o momento de se colocar totalmente na presença de Deus... e silenciar. É momento de sentir Sua presença, de manifestar a gratidão do fundo do coração. Ao fim desse passo, faça uma oração em agradecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.