sábado, 24 de dezembro de 2011

Natal: a ameaça de um menino pobre. Meditação I



O Evangelho de São Mateus nos diz que os magos vieram do Oriente para ver o rei que nasceu. A reação de Herodes e pedir aos magos que o avisem quando encontrarem o rei porque ele também quer adorá-lo. Os magos são avisados em sonho para não voltarem pelo mesmo caminho porque Herodes quer se livrar do menino e não adorá-lo. Ao saber que os magos não voltariam, Herodes manda matar todos os meninos de até dois anos.
Como é que a notícia do nascimento de um menino pode causar um medo tão grande em um homem poderoso como Herodes? O que representa esse menino a ponto de um governante mandar matar todos os meninos de até dois anos?
Por trás da imagem do assassinato dos inocentes encontramos o grande embate que marcará a vida de Jesus: a rejeição por parte dos poderosos deste mundo, o zelo pelo Reino de Deus e a busca da realização da Justiça de Deus no coração dos homens. A presença deste menino que é Deus, representa o grande projeto de Deus que consiste em reinar na vida de seus filhos e filhas. Todavia, os poderes deste mundo, todos os enganos e mentiras presentes neste mundo, não desejam que os homens e mulheres sejam emancipados, por isso, se deseja a todo custo se tirar a vida de Jesus Menino.
O Natal é então uma grande revolução na forma de se ver a Deus e de se entender a humanidade, sendo assim, é uma ameaça para as estruturas deste mundo, sustentadas pela aparência, pelos falsos valores, pela hipocrisia. Será que você já parou para pensar que grande parte das coisas que você tem priorizado em sua vida, foram outros que impuseram para sua vida? Por exemplo: um padrão de beleza, de estilo de vida, de comportamento frente aos sofrimentos do mundo. Muitas vezes, você tem opiniões sobre essas coisas e na verdade já são opinião de outros! Você já parou para pensar que determinadas coisas que são defendidas pela mídia contrariam os planos de Deus e que você muitas vezes assumiu como sendo sua opinião? Você já parou para pensar que muitas vezes, a própria Palavra de Deus é posta de lado para que interesses pessoais sejam defendidos? A família, como Deus quer é a união entre um homem e uma mulher, assim se encontra na Palavra de Deus e muitas vezes, somos induzidos a acreditar que tudo é família e que a própria família é passageira. Estas são expressões dos poderes deste mundo e que denigrem a Palavra do Senhor e muitas vezes, nós assumimos contra a Palavra de Deus determinadas posturas, crendo que se tratam de amor e paz!
O Natal tem se tornado, devido à nossa falta de compromisso com Cristo, uma festa do comércio, sem seu verdadeiro sentido que consiste no encontro com Cristo que nasce! É preciso que o Natal seja resgatado naquilo que lhe é próprio: o caráter questionador de nosso estilo de vida, julgador de nossas farsas e capaz de tornar mais nítida a Verdade.
Por isso, os poderes deste mundo, e, muitos deles alojados em nossos corações desejam a morte do Menino Deus, porque não suportam o questionamento, não suportam que seu orgulho seja posto em xeque. Não aceitam a verdade da Palavra de Deus que proclama a falência deste mundo construído à luz do pecado em vista do surgimento do novo céu e da nova terra em Cristo Jesus, o Deus que nao nasceu em um palácio, mas que nasceu rejeitado pelos homens, sob os cuidados de José e Maria, sobrevivendo às perseguições deste mundo e por amor de nós, fez de sua vida doação e sacrifício!
Que neste Natal expulsemos de nosso coração os falsos governantes para que o Rei verdadeiro estabeleça seu reinado em nosso ser e que a mesma luz que guiou os magos, nos conduza ao encontro do Menino Deus, verdadeiro Rei e Salvador de nossas vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.