segunda-feira, 16 de julho de 2012

Carta aos paroquianos de São Pedro e São Paulo


Graça e Paz!

Que o Pai de toda Consolação e Paz toque o coração de todos por meios das mãos do Cristo Ressuscitado dos mortos e Ele, o Senhor da Vida, conceda os dons do Espírito Santo, para que assim possamos edificar em nossas vidas o Reino dos Céus anunciado!

Como padre faz um tempo que temos tentado organizar a programação das missas de modo a fazer com que em cada lugar as pessoas tenham acesso a Confissões, ao conhecimento da Fé da Igreja,  à Palavra de Deus e à Eucaristia, centro e ápice da vida cristã. Esta semana vimos a situaçao complicada dos moradores da comunidade São Francisco e por isso mudamos o horário das missas e celebrações da Palavra naquela comunidade, deixando em um horário mais seguro para as pessoas. Nunca vai ser possível agradar a todos, nem será possível atender a todas as necessidades desta Paróquia. Apenas um padre para uma paróquia que já deveria ser duas paróquias devido a extensão de algumas áreas. Todavia, o que está sendo feito, tem sido tudo o que é possível se fazer dada as limitações citadas.  A Paróquia foi dividida em pontos estratégicos nos quais as celebrações Eucarísticas atendem áreas territoriais no intuito de facilitar a participação. Não se trata de uma programação que beneficie comunidades ou prejudique outras até porque nós devemos ver Tibiri e Heitel Santiago como Paróquia. Alguns, infelizmente ainda não conseguem ver assim e acham que a Paróquia é a Igreja perto da praça, não! A paróquia é tudo o que está em Tibiri II e Heitel Santiago. A Igreja na praça é a Matriz da Paróquia. Não falta informação porque isso já foi dito e muito trabalhado durante a Assembléia Paroquial, falta atenção de algumas pessoas de comunidades. Na falta desta visão, as pessoas mutilam a paróquia em pequenos seguimentos e alguns deles ainda veem no padre uma oposição, demonstrando um conhecimento de Igreja deformado e perigoso. Prestem bem atenção porque explicaremos a nossa programação de Missas.

Todas as terças na comunidade Santa Ana é celebrada a Eucaristia às 19:30h e assim, cobrimos a área que conta com a presença da comunidade São Francisco e São Daniel. 
Todas as quartas na comunidade Menino Jesus é celebrada a Eucaristia às 19:30h e desta maneira a área chamada Tibiri III e a comunidade Jesus de Nazaré tem a possibilidade de ter uma missa nas proximidades todas as semanas. 
Quinta na Matriz às 19:30h, cobrindo uma grande área paroquial que conta ainda com a comunidade Nossa Senhora de Guadalupe.
Todos os domingos às 6:30h temos missa na Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe porque é um horário para quem gosta de ir mais cedo às missas bem como uma oportunidade para quem mora entre Guadalupe e Sagrado Coração de Jesus.
Na comunidade Nossa Senhora de Nazaré temos missa todos os domingos 17h e cobrimos o Heitel, quer dizer, uma pequena área do Heitel porque precisariamos de pelo menos mais duas comunidades ali e estas ainda não nasceram e talvez demorem a nascer. As demais comunidades, como São Francisco, São Daniel, Sagrado Coração e Jesus de Nazaré tem duas missas por mês. Esta programação depende de muitas coisas e alguns imprevistos e desencontros acontecem porque fazem parte da própria dinâmica da vida das pessoas. 

Ainda haverá espaço para a pergunta e por qual motivo na matriz tem duas missas aos domingos? e nós responderemos! Em agosto do ano passado mudamos o horário da missa de Nossa Senhora de Nazaré que era 8h e passou a ser 17h. Alguns tinham medo de que não desse certo, então não poderíamos deixar esse horário em uma das outras comunidades porque caso não desse certo o novo horário do Heitel, poderíamos voltar ao normal sem muitos problemas. Quis  Deus que desse certo o novo horário no Heitel, então horário das 8h ficou na Matriz que passou a ter dois horários de missas dominicais. Isto não é privilégio é porque da matriz, nós poderíamos retirar esse horário a qualquer momento, como de fato fizemos devido ao problema de insegurança dos arredores da comunidade São Francisco de Assis que passou a ter duas missas por mês aos domingos, herdendo horários que eram da Matriz até então.  

Gostaria ainda de lembrar que todas as comunidades tem pelo menos duas missas por mês, mas também faz parte da vida da paróquia as formações de liturgia, catequese, reuniões de conselhos pastoral e econômico e infelizmente quem mais reclama, há muito não participa destas reuniões citadas. Temos o direito de cobrar caso não achemos que está sendo feito o suficiente, mas quem vem cobrar deve também fazer a sua parte, do contrário perde a razão. Outro ponto que ainda poderíamos lembrar é que se tivessemos um padre para cada comunidade de nossa paróquia, ainda assim teríamos comunidades que não poderiam ter missas semanais devido à falta de pessoas dispostas a servir às suas comunidades. 
Não é também segredo para as comunidades que em um dos dias de Assembléia realizado em dezembro de 2011, dois horários novos de missas foram sugeridos: todos os sábados 17h e todos os domingos 10h e isso aconteceu quando se falou sobre horários de missas, no entanto, nenhuma comunidade quis algum destes horários. Digo isto só para refrescar a memória. Antes de erguerem críticas e cobranças, é bom sempre pensar duas vezes ou mais. Quem faz mais alarde é quem menos faz para o crescimento da Paróquia!

Na paz, 

Padre Dalmo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.