domingo, 25 de dezembro de 2011

Natal: o Casamento entre o Céu e a Terra - Meditação I

São Francisco de Assis, um dos santos mais populares da nossa Santa Igreja, afirmava que o Natal é a "festa das festas!" O nascimento de Deus desarma a consciência dos homens de todo orgulho e de toda ânsia de poder. A humildade deste nascimento é uma afronta à prepotência e a arrogância presentes em muitos corações. 
A família nos planos de Deus, nasce, não do coração dos homens, mas dos desígnios do próprio Deus. Ele, no início, os fez homem e mulher. Eis a naturalidade do casamento, a preocupação de Deus de que o homem não fique só e o cuidado em lhe dar uma companheira. Isto está no primeiro livro da Biblia. No Natal, vemos a confirmação da importância da família. Maria é visitada por um Anjo conforme o Evangelho de São Lucas e o questionamento dela tem razão de si: como se dará isso, se eu nao conheço homem algum? O Anjo coloca tudo dentro da soberania de Deus que fará vir sobre a Virgem o Espírito e por isso, o menino que dela nascerá será chamado de Santo, Filho de Deus. Seria um desrespeito ao Matrimônio se Deus tivesse parado por aqui e certa vez um homem me parou na rua e perguntou: Padre, com tantas mulheres no mundo, Deus foi escolher logo a de José? Não é um desrespeito de Deus, tomar a esposa de José para seus planos? Esta não foi uma pergunta de quem tem dúvidas, foi uma pergunta de quem ironiza. E eu respondi a ele que "não. Deus não tomou a mulher de José, Deus escolheu a Maria e a José!" Como eu disse, Deus jamais mudaria algo que ele mesmo planejou, por isso, o anjo aparece também a José e lhe diz que aceite sua esposa porque o que com ela se deu foi obra do Espírito Santo! José então aceita Maria, o menino e dá o nome ao menino, conforme a ordem do Anjo. Aqui se demonstra a vontade de Deus que faz com uma virgem o que parece impossível e faz com que José mude sua vontade, já que o Evangelho diz que José pensava em deixar Maria às escondidas.
No Natal do Senhor, vemos a elevação da família que passa da condição criatural porque em todas as formas de vida, o masculino procura o feminino, para a condição sacramental porque o casal escolhido para educar o salvador feito homem, é marcado pela ação soberana de Deus que confirma o Amor entre os dois, fortalece os laços de confiança e fidelidade a Deus, um ao outro e à humanidade porque todos nós temos uma missão perante o mundo criado por Deus. O Natal é primeiramente santificação da família. A união entre UM HOMEM E UMA MULHER recebem por parte de Deus um caráter sobrenatural porque José e Maria, um casal nosso, um rapaz e uma mocinha tão humanos quanto nós, recebem a dádiva de serem os pais do Filho Eterno de Deus. Esse casal é santificado pela presença de Deus em seu meio. Ao mesmo tempo, José e Maria são sacramento daquilo que Deus quer fazer com todos os homens e mulheres: santificar suas relações, purificar suas intenções, renovar o Amor e dar-lhe pleno sentido. O Amor verdadeiro encontra em Deus seu sentido.
A família de Nazaré desde muito cedo traz as marcas do sofrimento: Maria prestes a dar à luz é submetida a uma longa viagem, José procura lugar para sua esposa cansada e não encontra, Maria e José se submetem a ficar entre os animais para que o menino tenha um lugar para nascer,  eles fogem para o Egito por conta da matança dos inocentes. Entretanto, esses sofrimentos, certamente eram enfrentados por uma esperança viva: a de que todas as botas de tropas e os trajes marcados de sangue serão lançados no fogo em vista da paz que vem por meio do Menino Deus que nasceu! Em um tempo marcado pela violência, o Natal de Cristo é um desejo de paz e concórdia, de harmonia e de solidariedade. Muitos alimentam o costume de pedir desculpas e se reconciliarem com os inimigos agora mas essas coisas esmorecem no dia primeiro de janeiro, quando na verdade, Cristo nascido para nós é um convite a uma paz permanente, reconciliação verdadeira entre inimigos e solidariedade para com os mais fracos.
Natal que santifica as famílias por meio da Sagrada Família é convite para que possamos em nossas famílias viver o amor, a harmonia, a defesa convicta de valores que sejam de acordo com a vontade de Deus,  um casamento entre os planos de Deus que está nos céus e os sonhos de paz dos homens que estão nesta terra!

Um comentário:

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.