sábado, 25 de dezembro de 2010

FÉ, ESPERANÇA E AMOR



Sabemos muito bem sobre o sentido do natal. O nacimento do menino Jesus que encarnou na história por meio da força do Espírito, em um lugar muito simples, a manjedoura. Esse Filho de Deus entrou da história na humanidade e influencia mais 2 bilhões de pessoas, e já se passaram mais de 2.000 mil anos de história.
E, ainda influencia nossas vidas, nos dando a capacidade de olhar para novos horizontes, iluminando as sombras que persistem em instalar em nosso interior e mudar a trajétoria de nossa vida. Um personagem fantastico. Paulo, um dos seguidores escreve no novo testamento na sua 1º carta aos Corintios, Cap. 13 registrou três palavras vitais para os desafios, percalços, sucessos, vitórias e derrotas no percurso exsitencial, são elas: fé, esperança e amor.

Confiança, (fé) esperança (expectativa operante, agir) amor (ágape) aquele que se doa gratuitamente, generosamente, sem limites, justamente porque se sente feliz em fazer a experiencia em dá mais do que receber.
Uma fé cristã está em Hebreus 11, 1 a fé a certeza daquilo que não se vê, é apostar antes de ter recebido. O Cristo nos falou se tiveres fé do tamanho do grão de mostarda poderás dizer a uma amoeria, levanta e transporta daqui para outro lugar, ou seja, o impossível. Um impossível aos nossos olhos, e possível para Deus, mas acredito e aposto em tudo que pedirmos com fé em nome de Jesus, se de fato for para nosso bem, Ele nos atenderá no momento oportuno. Eclesiatico, 3 debaixo do sol existe tempo para tudo: tempo para plantar e para colher, tempo para chorar e sorrir...
A fé faz parte da nossa história. A fé no Cristo que é Filho de Deus, nasceu numa manjedoura, morreu e ressuscitou e nesse Natal renasce aonde permitimos que faça isso. Nós precisamos sem dúvida alguma aperfeiçoar a fé, e ver em tudo que acontece, a presença de Deus.
Posso elencar que nem uma das três palavras: fé, esperança e amor tem grau de superioridade uma em relaçao ao outra, ambas estão entrelaçadas.

A esperança é aquilo que nos dá sentido e motivação para viver. Sem a fé, a esperança não seria nada. Esperar é a certeza que temos fé que naquilo que irá acontecer. Agora não de forma casual, passiva, mas precisamente de forma ativa, corajosa, determinada. Houvi de um psiquiatra que o que leva uma pessoa ao suicídio é justamente a falta de esperança. Porque a pessoa que comete esse ato, não tem mais sentido para viver. Alguém que está parada, estagnada, deixou levar por falta de sonhos, superação, crescimento pessoal, humano, afetivo, social, psicologico enfim.
O natal é momento de renascer em nós os sonhos e desejos que não aconteceram no ano de 2010. É momento de não perder a esperança, pois o mundo fica muito mais colorido quando procuramos buscar com mais intensidade os propósitos que se tinha almejado. Isso se chama esperança. Esperar é uma das possibilidades que temos para renascer, renovar e acreditar que podemos ser melhor e alcançar coisas maiores. Sem a esperança nossa vida se torna um rio de tédio, lágrimas, frustração, decepção, porque não temos mais coragem para lutar por nossos ideais, nem ao menos sonhar e elaborar novos objetivos.

Esperar é que estamos mais uma vez fazendo nesta comemoração do Filho de Deus, "o menino Jesus" que renasce não mais no sentido "crono" tempo presente, 2010, mais precisamente um nascer existencial, ou seja, em nosso coração.

O amor palavra grandiosa porque só em Cristo podemos encontrar o verdadeiro sentido do amor, aquele que se dá inteirmaente ao outro sem nada em troca. É uma amor Ágape, (incondicional), sem limites, gratuitamente, não põe condições para amar uns aos outros. Espelhado no amor do Cristo posso dizer com firmeza, é possível amar de forma imensa e plena tudo que está ao nosso redor. Perceber que o amor está constantemente a nossa volta, basta apenas olhar em volta, e perceber a beleza da vida presente na natureza: ressoar dos passaors, desabrochar dos bosques com flores maravilhosas, correnteza dos rios, ondas dos mares, a imensidão do céu, a luz que nos aquece pelo brilho do sol. Enfim, isso é o amor de Deus para humanidade.

Amor que vem de Deus e imprimi a capacidade de fazer tudo com amor, pois o maior amor foi a autodoação Dele na Cruz.
Portanto, a fé esperança e amor três palavras fundametais para esse ano que está para iniciar. Deus abençoe a vós e família.

Erasmo Motta Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.