sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Advento tempo da Preparação!

Nestes dias de Advento, antes do Natal, muitas coisas ainda precisam ser preparadas. Por toda parte há muito para se fazer e terminar. De maneira geral, as semanas do Advento deveriam ser dias de meditação e reflexão. Mas acontece justamente o contrário. Realmente é impressionante a intensa atividade antes do Natal.
Não me refiro somente aos esforços deste mundo com as muitas decorações natalinas, cheias de brilho e de luz, para vender o máximo possível. Mas observe por um momento o seu próprio lar e o seu local de trabalho. O que você vai encontrar ali? Inusitada atividade, muito trabalho e muitas coisas que ainda precisam ser feitas. Por que há tanta agitação nestas semanas antes do Natal, que deveriam ser de calma e reflexão? Porque na noite do dia 24 pretende-se ter tudo pronto e preparado para festejar o Natal com a família, sem mais correrias.
Tudo isso se aplica também ao Advento no Plano de Salvação, no qual nos encontramos hoje. Pois, da mesma maneira como se avalia erradamente o tempo de Advento antes do Natal, muitas vezes também não se avalia corretamente o Advento no Plano de Salvação. Muitos pensam que esta época deve ser comemorada em paz, quietude e reflexão. Mas esse período também exige muito trabalho e preparação. É isso que o Advento no Plano de Salvação exige de cada um de nós, filhos de Deus! Mas é doloroso perceber que muitos não notam que hoje nos encontramos no último trecho do caminho. Já é tempo de nos darmos conta de que o Advento no Plano de Salvação exige tudo de nós e realmente devemos nos preparar com toda a presteza para a iminente vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!
Mas como devemos nos preparar? Nesse contexto, pensei num relato em 2 Reis. Ali se fala de uma mulher que sempre convidava o profeta Eliseu para as refeições. Acerca dela lemos em 2 Reis 4,9-10: "Ela disse a seu marido: Vejo que este que passa sempre por nós é santo homem de Deus. Façamos-lhe, pois, em cima, um pequeno quarto, obra de pedreiro, e ponhamos-lhe nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; quando ele vier à nossa casa, retirar-se-á para ali." Esta mulher esperava o profeta Eliseu e preparou-se convenientemente para a sua chegada. Primeiro, junto com seu marido, ela preparou um quarto para ele. Que figura gloriosa do espaço que devemos dar ao Senhor em nossa vida! Ele realmente tem recebido tudo o que merece em sua vida? Justamente agora, neste Advento no Plano de Salvação, faz parte dos preparativos mais importantes realmente darmos todo o espaço ao Senhor!
Além disso, essa mulher (com a ajuda do seu marido) colocou uma cama para o profeta no quarto. Com isso ela quis dizer: "Eliseu, não fique apenas uma noite, mas fique sempre conosco!" Você também tem dito sempre a Deus: "Senhor, eu nunca mais quero viver sem Ti. Fica sempre comigo"?
O casal também colocou uma mesa e uma cadeira no quarto. Isso indica: "Eliseu, também trabalhe conosco!" Se você deu ao Senhor todo o espaço que Ele merece, também deveria permitir que Ele trabalhe em seu coração! Você está disposto a isso?
Por fim, a mulher ainda colocou um candeeiro no quarto, o que dá a entender: "Eliseu, fique conosco também quando vem a noite". Justamente hoje – neste Advento no Plano de Salvação – é extremamente necessário reconhecer que este mundo ficou muito escuro. Por isso, peça ao Senhor, insista com Ele, para ficar com você. Diga-Lhe como disseram outrora os discípulos de Emaús: "Fica conosco, porque é tarde, e o dia já declina" (Lc 24,29a). Fazendo isso, você estará se preparando para a iminente vinda do Senhor, que lhe diz: "Bem-aventurados aqueles servos a quem o senhor, quando vier, os encontre vigilantes; em verdade vos afirmo que ele há de cingir-se, dar-lhes lugar à mesa e, aproximando-se, os servirá" (Lc 12,37).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.