segunda-feira, 29 de julho de 2013

Ressurreição como experiência diária de reconstrução da vida



Nada no Cristianismo é mais singular que a Ressurreição de Jesus, sem ela não existiria fé cristã e Jesus de Nazaré seria só mais um ser humano digno, condeno à morte por uma estrutura perversa e alienadora.  
A Ressurreição não é uma ideia e sim um evento sentido na carne! Sentido por nós a cada dia. A reabilitação de Jesus diante do mundo é igualmente vivenciado em nosso reerguimento perante o mesmo mundo. Onde se dá isto? Na nossa existência, eu respondo! Todo dia é dia de vida! Ao abrir os olhos encontramos a experiência da vida que se renova e a oportunidade de continuar nossa jornada! Ao reencontrarmos nossos amigos e pessoas que amamos, provamos toda a força e beleza singular da vida. Entretanto, todo dia é também dia de morte! A morte de projetos, a morte de alguns sonhos, batalhas perdidas e um mergulho negativo em meio à tristezas ocasionadas por derrotas, a partida de algumas pessoas que amamos, o medo de não encontrarmos felicidade e realização.
Tudo isto faz parte do mistério da vida, alegria e tristeza, saúde e doença, sonhos e medos. Mas, a Ressurreição é a experiência da reconstrução, da saída de si para encontrarmos plenitude. A experiência real da Ressurreição é a certeza de que o divino nos habita e que depois de Jesus de Nazaré, nada mais pode nos deter, nada pode nos acorrentar. Naquele que mergulhou no mais profundo abismo, conhecemos uma luz que habita nossa escuridão e nos mostra sentido! Por isso, não há mais escuridão para nós! Naquele que provou a solidão encontramos a companhia em nossos momentos de abandono e agora, não nos sentimos mais abandonados. Ressurreição é assim o levante diante de si mesmo, o exorcismo dos demônios que nós mesmos geramos, o perdão dado aos outros e a nós mesmos, o encontro com a verdade que liberta, o abrir dos olhos diante da própria vida e do mundo no qual estamos! Isto é Ressurreição!

O retorno da Esperança, o reencontro com o brilho da vida, o brilho nos olhos, o encontro com o amor, a certeza da vitória mesmo quando tudo parece dar errado, o conforto da consciência e a inocência do coração que retornou ao bom caminho! Nisto e em muito mais está a Ressurreição, nisto está Jesus de Nazaré vivo e agindo em nós para o bem do mundo inteiro! Ressurreição é o enfrentamento de situações de morte e a geração de novos caminhos, baseados em sonhos e alicerçados em atitudes! Ressurreição é reinventar-se, reencontrar-se, refazer-se! Por isso, não importa onde você caiu, é possível o reerguimento!Não interessam as forças que se puseram contra você, é possível vencer. Não interessa o fato de sentirmos medo porque coragem nunca foi a ausência do medo. Coragem é fazer o que se deve fazer mesmo em meio ao medo! Todo dia é dia de vida, todo dia é dia de morte e sobretudo, todo o dia é dia de RESSURREIÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.