sexta-feira, 26 de julho de 2013

Debate sobre 118 milhões

Em nome do Estado Laico, muitos tem se levantado para contestar os “gastos” com a vinda do Papa Francisco ao Brasil. O protesto contra qualquer evento, desde que pacífico e sem constrangimentos, físico ou moral, faz parte da democracia. No entanto, aos que protestam, faz-se necessário o conhecimento de causa em relação ao que se está falando. Muitas pessoas de boa fé estão sendo levadas sem nenhum tipo de aprofundamento a um questionamento sem necessidades.
Os críticos afirmam que é uma afronta um gasto de 118 milhões com a vinda do Papa para o Brasil. Aprofundemos esta questão com atenção. A última jornada mundial da Juventude realizada em Madri na Espanha rendeu aos cofres de Madri aproximadamente 354 milhões de euros o que dá quase 1bilhão  de reais. Tendo custado 100 milhões ao governo, teve um retorno de 254 milhões de euros.  Com base nisto, os 118 milhões de reais deixam de ser gastos e passam a ser investimento. O Carnaval carioca de 2013 arrecadou por volta de 665 milhões de dólares o que dá mais ou menos 1, 31 bilhão de reais. Levando em consideração que o carnaval não é confessional e sim polissêmico: pessoas de diversos credos, culturas e mesmo indiferentes e ateus frequentam. O que fica para os cofres públicos é quase o mesmo que se arrecadou na Espanha em 2011 em um evento confessional.
Na Jornada do Rio de Janeiro, estima-se a participação de mais ou menos 4 milhões de pessoas. A inscrição para a  Jornada custa em média R$ 170,00. Este valor multiplicado por 4 milhões vai dar em torno de 680 milhões de reais. A isto some-se hospedagem, alimentação, transporte, etc. Partindo da ideia de que a Jornada Mundial no Rio de Janeiro arrecade o mesmo que se arrecadou na de Madri, cerca de 1 bilhão de reais, a viagem do Papa paga a si mesma e ainda deixará um saldo de quase 900 milhões de reais. Se você ainda acredita que se está gastando, é bom pensar um pouco melhor, porque economicamente se está investindo.
Leia mais sobre esse assunto:


RODRIGUES, Rafael. Apologistas Católicos: Você acha um absurdo a visita do Papa custar 118 milhões? Então você não entende nada de investimento! Disponível em: <http://apologistascatolicos.com/index.php/espacodoleitor/refutacaos/603-voce-acha-um-absurdo-a-visita-do-papa-custar-118-milhoes-entao-voce-nao-entende-nada-de-investimento>. Desde 22/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.