quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Um pouco mais sobre o filme Cristiada

Sobre envolvimento de católicos em guerra civil mexicana

O filme “Cristiada”, baseado no conflito mexicano dos Cristeros, ocorrido entre 1926 e 1929.
O ator Andy Garcia, nascido em Cuba, a atriz Eva Longoria, descendente de mexicanos, e o veterano Peter O’Toole são alguns dos protagonistas do filme. A narrativa evoca as questões de consciência colocadas pelos católicos mexicanos sobre o recurso às armas para depor o presidente Plutarco Elías Calles, que pretendeu impor a secularização.
A obra «segue as histórias de pessoas comuns que escolheram lutar pela sua liberdade. Envolvidos em plena guerra civil todos têm de decidir até onde querem ir e até onde estão dispostos a arriscar», refere a sinopse publicada no site oficial do filme.
O cardeal português José Saraiva Martins, antigo prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, beatificou 13 mártires mexicanos, três padres e 10 leigos, um deles com 14 anos, pertencentes ao Movimento Cristeros.
A celebração realizou-se a 20 de novembro de 2005, dia de Cristo Rei, em memória das palavras «Viva Cristo Rei!» que dois dos mártires proclamaram antes de morrer.
«Movidos por um profundo amor a Jesus Cristo e ao próximo, estes novos beatos defenderam pacificamente este direito [liberdade religiosa], mesmo com o próprio sangue», afirmou o prelado português na homilia da missa da beatificação, em Guadalajara.
«Eles, longe de incentivar os confrontos sangrentos, procuraram o caminho pacífico e conciliador que lhes reconhecesse estes e outros direitos fundamentais que tinham sido negados aos católicos mexicanos. Ao contrário, Anacleto González e companheiros mártires procuraram ser, na medida das suas possibilidades, agentes de perdão e fatores de unidade numa época em que o povo estava dividido», acrescentou.
A «superprodução» realizada por Dean Wright, autor dos efeitos especiais de “Titanic”, “O Senhor dos Anéis” e “Crónicas de Nárnia”, chega às salas de cinema do México a 20 de abril e aos EUA no dia 1 de junho. No Brasil ainda não tem data marcada.

Fonte: SNPCultura

Veja mais no site oficial: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.