quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A serpente entrou no Jardim

E a serpente?

A serpente no tempo em que o autor sagrado escreveu o Gênesis era o símbolo da religião de Canaã, país em que vivia o povo de DEUS. Era uma religião que não tinha compromissos éticos; religião mágica, idolátrica e praticava a prostituição. Esse é um dos motivos da serpente ser o símbolo da fertilidade.
A serpente era símbolo também porque representava, primeiramente, o órgão sexual masculino reprodutor da vida, e depois porque soltando a pele periodicamente sua pele e renovando-se sempre, a serpente tornava-se símbolo da vida eterna! E esses elementos entraram então, na mitologia. A serpente também é traiçoeira, venenosa, mata. No livro do Apocalipse, o símbolo é ampliado e ela se torna um grande dragão (Ap12,9) que representa Satanás, isto é a força do pecado e da morte que se opõe ao projeto de DEUS.
A religião citada atraía grande fascínio sobre o povo e muitas vezes o Povo de DEUS se deixava seduzir por ela. Com esta prática religiosa foram trazidas sérias conseqüências para a vida do povo, e isto é fácil de acontecer, se o povo descompromissava com DEUS, ele também descompromissava com o próximo, isto é, com o seu semelhante.
E o povo de DEUS sempre sentiu a tentação de deixar a sua religião de aliança comprometida com DEUS para seguir a religião de Canaã. Mais sedutora, sem muitos compromissos, além de favorecer a prostituição, embora sob aparência de culto. Então a serpente é símbolo de traição a DEUS e à fé; símbolo de todo mal; daí surgiu a idéia que a serpente que mandou comer o fruto, e assim, o autor explica o pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.