quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Como a Bíblia chegou até nós?

DEUS fala pela vida do povo. Em seguida, o povo conta e reconta como descobriu DEUS na vida, ou seja, era o povo que conservava a história na memória. E onde eram contadas estas histórias? Era nos templos, em romaria, enfim qualquer lugar onde tinha o povo de DEUS reunido. É isto que chamamos de Tradição Oral. Hoje a tradição é registrada nos documentos eclesiásticos (Igreja).
Temos a revelação, tradição e Magistério da Igreja. Daí surge a Sagrada Escritura, nosso livro por excelência e os documentos da Igreja, sendo estes inesgotáveis, isto é, sempre haverão.
A Bíblia foi escrita para: contar o passado, anunciar o futuro e mostrar o presente.
Por volta do ano 1200 a C, o povo começou a escrever estas histórias em folhas de papiro (um tipo de papel) e pergaminho (couro seco de ovelha). O objetivo era preservar bem na memória a revelação de DEUS na vida do povo.
Os primeiros escritos foram anônimos, com o passar do tempo, foram colecionados, atualizados e incorporados em conjuntos maiores. Só então foram atribuídos a algum grande personagem. Por exemplo, a Lei foi atribuída a Moisés, os salmos a Davi e os livros sapienciais a Salomão (livros que apresentam a sabedoria e a espiritualidade de Israel). A Bíblia ficou pronta no ano 100 d.C.

 O Autor da Bíblia

O autor da Bíblia é o próprio DEUS. A Bíblia é, do início ao fim, inspiração de DEUS. Inspiração é a iluminação da mente do autor humano para que possa, com os dados de sua cultura religiosa e profana, transmitir uma mensagem fiel ao pensamento de DEUS. Então podemos afirmar claramente que DEUS nada dispensa a atividade do homem. Podemos dizer que a Bíblia é um livro humano e divino. A Bíblia é toda de DEUS e toda do homem, ela nos transmite o pensamento de DEUS revestido da linguagem humana. Assemelha-se como o Mistério da Encarnação; DEUS se revestiu da carne humana. A Bíblia é a palavra de DEUS revestida da palavra do homem.
“Toda a Escritura é inspirada por DEUS e útil para ensinar e para convencer, para corrigir e para educar na justiça, a fim de que o homem de DEUS seja perfeito e preparado para as boas obras." (2Tm 3, 16-17)".
A finalidade da inspiração bíblica é estritamente religiosa. Não existem erros na Bíblia. Não podemos comparar fatos encontrados na Bíblia com o de ciências naturais. Portanto, o objetivo da inspiração bíblia é religiosa, pois nos ensina aquilo que o homem não pode compreender por sua inteligência, ensina sobre o plano de amor e salvação que DEUS tem para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.