domingo, 4 de julho de 2010

Confirma na fé os teus irmãos!

"Primeiro Simão, também chamado Pedro". Com estas significativas palavras, São Mateus inicia sua lista dos Doze Apóstolos. De igual modo o fazem São Marcos e São Lucas, e a lista que aparece nos Atos dos Apóstolos. Com grande força testemunhal o Evangelho vai nos transmitindo uma verdade relativa a Pedro e a seu papel no grupo dos Doze, verdade que vem do próprio Cristo. Esta verdade se fará mais explícita quando, em Cesáreia de Filipe, Pedro faz sua profissão de fé e o Senhor Jesus pronuncia aquelas palavras que a tradição conservou como um tesouro precioso: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja".



A Igreja traduz o sentido dessas palavras institucionais com a forma latina: "Tu es Petrus". Com estas palavras o Senhor confia solenemente a Pedro o ofício do primado, que se transmitirá também a seus sucessores. Elas vieram a significar todo um compromisso com a fé da Igreja, toda uma atitude frente a sua vida e a sua missão, um sinal que manifesta a aceitação do Plano de Deus em quem a ele se adere.
São João, o discípulo amado, nos legará também um relato de riquíssimo conteúdo teológico quando, depois da Ressurreição, o Senhor Jesus confirma a Pedro em sua missão particular, inclusive apesar de suas fragilidades. O termo utilizado "apascenta minhas ovelhas" indica que essa tarefa não consiste unicamente em alimentar, mas também em governar. Trata-se de uma missão que Cristo confia exclusivamente a Pedro, e que compete tão somente a ele dentre a comunidade dos Apóstolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.