O que pode ser dito sobre a presença de Maria nos
escritos de São Lucas? A primeira coisa a ser dita é que enquanto Paulo e
Marcos trazem uma presença bastante discreta e mesmo controversa no caso de
Marcos e Mateus associa a vocação de Maria aos cuidados de José, Lucas abre
espaço para uma grande Mariologia. Nosso Lucas estranharia o fato de seus
escritos estarem separados pelo Evangelho de João. De fato isto causou um certo
obscurecimento da grande teologia de Lucas. A Cristologia de Lucas presente no
Evangelho fundamenta a Eclesiologia presente em Atos dos Apóstolos. Assim, a
Mariologia presente no Evangelho deve ser lida em vista da Eclesiologia
presente nos Atos escritos por Lucas.
O cerne do Cristianismo é a entrada de Deus na
história dos homens e isto deve ser a chave de leitura para a Mariologia,
evitando assim reducionismos cristológicos, mariológicos ou mesmo
eclesiológicos. Ao longo do texto Maria desaparece e Jesus se evidencia. Em
três relatos que julgamos mais importantes: a Anunciação, a Visitação e o
Magnificat que tornam clara a ação de Maria.
Entretanto é preciso obedecer o esquema lucano de comparação de imagens:
dípticos. Antes de entrarmos o texto de Lucas devemos partir de algumas
considerações:
1.
A possível datação deste Evangelho tende a tornar obsoleta a tese de que Lucas
havia se encontrado com Maria e depois deste encontro escrito seu Evangelho.
Vale ressaltar que o texto data de mais ou menos 85 d.C.
2.
Para os que acham que esta tese é insuficiente, a segunda consideração diz
respeitos aos limites de compreensão que o autor do terceiro Evangelho possui
acerca da Palestina demonstrada em seus deslizes nos dados da geografia que
mostra em seus textos.
3.
Se estivermos diante do Médico amigo de Paulo conforme nos foi legado pela
Tradição, temos mais uma razão em considerar o ponto 1 porque Paulo só dedica a
Maria um versículo.
4.
Este Evangelho depende de Marcos assim como Mateus no entanto com uma estrutura
mais livre quanto a ideia de cumprimento das profecias como vemos em Mateus o
que fortalece o ponto 2.
5.
A estrutura presente nos dois capítulos parece herança de uma tradição recebida
do Evangelista.
Feitas essas considerações devemos ver o texto de
Lucas a partir da comparação de duas imagens. Assim prevalecem dois anúncios de
nascimento e dois nascimentos. Para a Cristologia interessa a comparação entre
Jesus e João Batista, para nós, na Mariologia, o destaque vai ser outro:
Zacarias e Maria; Maria e Isabel. Ao que nos parece, Lucas retoma tradições já
existentes em pequenos círculos sobre o nascimento tanto de João quanto de
Jesus.
Para nossa melhor compreensão, o texto vai trazer em
negrito os elementos que melhores nos servirão para esta disciplina. Segue o
texto:
No
capítulo 1 encontramos uma introdução que se estende dos versículos 1 ao 4.
Será de grande interesse para os estudos de Evangelhos Sinóticos, podendo ser
omitida por nós agora.
Observe a
primeira Imagem da Estrutura em Dípticos de Lucas e em caixa alta nossos
comentários acerca do que se vê.
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