PRIMEIRA IMAGEM
5 Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote
O
PAI DE JOÃO É UM SACERDOTE. ISTO É UM ALINHAMENTO DE JOÃO BATISTA COM TODA A
TRADIÇÃO SACERDOTAL DO ANTIGO TESTAMENTO.
chamado Zacarias,
QUE
SIGNIFICA DEUS FAZ MEMÓRIA.
da
ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão;
SER
DA ORDEM DE ABIAS É UMA DEMONSTRAÇÃO DE UMA CLASSE MENOR DOS SACERDOTES, OU
SEJA, UM SACERDÓCIO RURAL, SUA MÃE É UMA DAS “FILHAS” NO SENTIDO DE
DESCENDENCIA DE ARÃO. – ARÃO OU AARÃO?. ENQUANTO JOÃO TEM UMA HISTÓRIA DE
LINHAGEM SACERDOTAL, JESUS NÃO POSSUI QUALQUER VÍNCULO DESSE PORTE.
e
o seu nome era Elisabeth.
O
SIGNIFICADO DO NOME ELISABETH É DEUS MOSTRA SUA FORÇA
6
E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos
e preceitos do Senhor.7 E näo tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade.
NO TEXTO ORIGINAL APARECE A PALAVRA στεῖρα,
LITERALMENTE TRADUZIDA POR ESTÉRIL. AO QUE PARECE ASSIM COMO SARAI QUE DEPOIS
SE TORNA SARA. ENTRETANTO, TEMOS UM PEQUENO IMPASSE QUE ABREM ESPAÇO PARA UM
NECESSÁRIO PORQUE SE DE FATO A ESTERILIDADE É REALIDADE DE ELISABETH E A
ESTERILIDADE É SINAL DE RECUSA DE DEUS, ELES NÃO PODEM SER JUSTOS AOS MOLDES DO
ANTIGO TESTAMENTO.
8 E aconteceu que, exercendo ele o
sacerdócio diante de Deus, na ordem da sua turma, 9 Segundo o costume
sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo
do Senhor para oferecer o incenso.
A
ECONOMIA DA SALVAÇÃO VINCULADA AO TEMPLO É UMA DAS CARACTERÍSTICAS DA RELIGIÃO
DOS HEBREUS, NESTE SENTIDO, O ANÚNCIO DO NASCIMENTO DE JOÃO OBEDECE UMA ÓTICA,
OU ORDEM COMUM À RELIGIÃO DOS HEBREUS. ESTE PONTO SERÁ RETOMADO AO FALAR DO
ANÚNCIO DO NASCIMENTO DE JESUS.
10
E toda a multidão do povo estava fora, orando, à hora do incenso. 11 E um
anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso.
12
E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu
temor sobre ele. 13 Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua
mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. 14 E terás
prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, 15 Porque será
grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o
ventre de sua mãe. 16 E converterá muitos dos filhos de Israel ao
Senhor seu Deus, 17 E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais
aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao
Senhor um povo bem disposto. 18 Disse então Zacarias ao anjo: Como saberei isto? pois eu já sou velho, e
minha mulher avançada em idade. 19 E, respondendo o anjo, disse-lhe:
Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te
estas alegres novas. 20 E eis que ficarás mudo, e não poderás falar até
ao dia em que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas palavras,
que a seu tempo se hão de cumprir.
TRÊS
MOMENTOS DE ZACARIAS FRENTE AO ANJO:
1. TURBOU-SE,
E CAIU TEMOR SOBRE ELE
2. A
NÃO NECESSIDADE DO MEDO PORQUE DEUS OUVIU SUAS SÚPLICAS
3. EXIGÊNCIA
DE UM SINAL COMO DEMONSTRAÇÃO DE FALTA DE FÉ. (cf.v.20)
A
PALAVRA ANTES TRADUZIDA POR ESTÉRIL NÃO APARECE MAIS NAS JUSTIFICATIVAS DE
ZACARIAS. ELE AFIRMA QUE O OBSTÁCULO É SUA VELHICE. ISTO LEVANTOU RECENTEMENTE
UMA POLÊMICA PORQUE DENTRO DA CULTURA BÍBLICA A ESTERILIDADE É O OBSTÁCULO E
NÃO A VELHICE.
Conclusões:
Possivelmente
este relato do anúncio do nascimento de João Batista pertença ao patrimônio de
fé das comunidades do Batista que permaneceram reconhecendo nele o Messias
durante muito tempo a ponto de existirem pequenas tensões com o movimento
nascente do nazareno Jesus. A súplica de Zacarias que foi ouvida por Deus pode
ser entendida tanto como o pedido por um menino, porque condiz com o fato da
esterilidade de Elisabeth mas torna tudo estranho porque parece absurdo alguém
pedir a Deus um filho e ao receber a notícia de que essa prece foi ouvida
duvidar da ação do mesmo Deus a quem se pediu. Outra possibilidade, mais
coerente como espírito do Evangelho de Lucas, é que a súplica é pelo retorno
dos profetas conforme versículo 17. Ao anúncio do nascimento deveria seguir o
próprio relato do nascimento que Lucas separou pela presença de outro anúncio:
o do nascimento de Jesus.
21 E o povo estava esperando a Zacarias, e maravilhava-se de que tanto se demorasse no templo. 22 E, saindo ele, não lhes podia falar; e entenderam que tinha tido uma visão no templo. E falava por acenos, e ficou mudo. 23 E sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para sua casa. 24 E, depois daqueles dias, Elisabeth, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo: 25 Assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou em mim, para destruir o meu opróbrio entre os homens.
UMA
LEITURA MATERIALISTA E QUE TENDE A VER NESTE RELATO UMA CONSTRUÇÃO BIOGRÁFICA,
DEUS DESTRÓI A VERGONHA DE ELISABETH PERANTE OS HOMENS PORQUE LHE DEU UM
MENINO. MAS NUMA LEITURA MAIS EM AMPLA, ESTAMOS DIANTE DA MANIFESTAÇÃO DO PODER
DE DEUS QUE TRAZ DE VOLTA A PROFECIA.
SEGUNDA IMAGEM
26
E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia,
chamada Nazaré, 27 A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era
José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. 28 E, entrando o
anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, plena de Graça; o Senhor é contigo;
bendita és tu entre as mulheres.
A
ANTIGA ECONOMIA VINCULADA AO TEMPLO É DEIXADA PARA TRÁS. O ANJO APARECE EM UMA
CIDADE QUE NUNCA CHEGOU A SER CITADA NO ANTIGO TESTAMENTO. O ANJO APARECE A UMA
VIRGEM SEM NENHUM VÍNCULO COM NENHUMA FIGURA DO ANTIGO TESTAMENTO. O ÚNICO
VÍNCULO POSSÍVEL É MEDIADO POR JOSÉ E NÃO TEM NADA A VER COM SACERDÓCIO COMO NO
CASO DE ZACARIAS, PAI DE JOÃO BATISTA. O ANJO APARECEU EM SILÊNCIO A ZACARIAS
PORQUE ELE DEVERIA ESTAR PREPARADO JÁ QUE ELE CARREGA UM NOME QUE O VÍNCULA COM
O DEUS DO ANTIGO TESTAMENTO.
29
E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação
seria esta. 30 Disse-lhe, entäo, o anjo: Maria, näo temas, porque achaste
graça diante de Deus.
ASSIM
COMO NO CASO DE ZACARIAS, MARIA É CONVIDADA A NÃO TEMER. A JUSTIFICATIVA É
DIFERENTE. ELA ENCONTROU GRAÇA DIANTE DE DEUS.
31 E eis que em teu ventre conceberás e
darás à luz um filho, e por o nome de Jesus. 32 Este será grande, e será
chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; 33
E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
34
E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?
MARIA
NÃO QUESTIONA O FATO QUE VAI ACONTECER, NÃO EXIGE UM SINAL. ELA PERGUNTA COMO
SERÁ E NÃO SE ACONTECERÁ. MARIA ASSIM SUPERA ZACARIAS.
35
E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a
virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que
de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. 36 E eis que também
Elisabeth, tua parenta, concebeu um
filho em sua velhice;
e
é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril; 37 Porque para
Deus nada é impossível. 38 Disse entäo Maria: Eis aqui a serva do Senhor;
cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.
A
JUSTIFICATIVA DO ANJO GABRIEL EM VISTA DO QUE ACONTECEU A ELISABETH PODERIA NOS
LEVAR A PERGUNTAR: ELA ERA ESTÉRIL OU ERA CHAMADA ESTÉRIL? EXISTE UMA BOA
JUSTIFICATIVA TEOLÓGICA PARA ESTA RELAÇÃO ENTRE ESTERILIDADE E VELHICE: NÃO SE
TRATA DE ESTERILIDADE MAS DO ENVELHECIMENTO DE TODOS OS RECURSOS CAPAZES DE
GERAR A VIDA ORIUNDOS DA RELIGIÃO JUDAICA. EMBORA O DEBATE SIGA EM ABERTO, NÃO
É PERTINENTE PARA NOSSA DISCIPLINA. A NÓS INTERESSA QUE MARIA É COMPARADA COM
ZACARIAS. E NESTE SENTIDO TRÊS PONTOS PERMEIAM ESSA COMPARAÇÃO:
1. MARIA
NÃO SENTE TEMOR PELA PRESENÇA DO ANJO. FICA INTRIGADA COM A SAUDAÇÃO
2. O
CONVITE PARA NÃO TEMER A ASSOCIA COM ZACARIAS
3. DEMONSTRAÇÃO
DE PLENA FÉ. ENQUANTO ZACARIAS PEDE UM SINAL, MARIA ACOLHE O QUE O ANJO FALOU.
Conclusão:
Maria
é comparada com Zacarias: o anúncio a Zacarias é feito em Jerusalém, no templo,
ao lado do altar do incenso, lugar mais sagrado de Israel e a um homem que
também é sacerdote, enquanto que o de Maria se dá numa cidade sem importância
da Galiléia e a uma mulher. Em ambos os textos evidenciam-se o poder do
Altíssimo nas situações de velhice/esterilidade, incredulidade (Zacarias), de virgindade e de
fé profunda em Deus (Maria). Esse relato da anunciação não tem como centro
Maria. É um texto cristológico e quer
mostrar a participação imprescindível de Maria como mulher de profunda fé,
agraciada por Deus e cumpridora desta importante missão e a atuação do Espírito
sobre ela no processo de encarnação do Verbo.
Este relato nos mostra a intervenção de Deus
que descarta a lógica humana. Em outras palavras, é a possibilidade da ação
divina dentro da impossibilidade humana. Se Elisabeth que era estéril / de idade avançada, foi
capaz de gerar, quanto mais Maria. Esta por sua vez, além de gerar, carrega em
seu ventre todas as esperanças de Israel, principalmente dos pequeninos que
esperavam pela realização de toda profecia anunciada.
39
E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade
de Judá, 40 E entrou em casa de Zacarias, e saudou a Elisabeth. 41
E aconteceu que, ao ouvir Elisabeth a saudação de Maria, a criancinha saltou no
seu ventre; e Elisabeth foi cheia do Espírito Santo.
AGORA
AS IMAGENS PRIMEIRAS SE ENCONTRAM E MARIA SERÁ COMPARADA A ELISABETH. ENTRAM EM
CENA JESUS E JOÃO E NÓS VAMOS PERCEBER A SUPERIORIDADE DE JESUS EM RELAÇÃO A
JOÃO E DEPOIS DE MARIA EM RELAÇÃO A ELISABETH. A ORDEM É DIRETA: QUANDO
ELISABETH OUVE A SAUDAÇÃO DE MARIA, A CRIANÇA SALTA NO SEU VENTRE E ELISABETH
FICA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO. PERCEBA QUE ISTO É COERENTE COM A MISSÃO DE JOÃO ANUNCIADA
PELO ANJO. TEMOS UM SERVIÇO DO MENINO NO VENTRE DE SUA MÃE: AO OUVIR A VOZ DE
MARIA, O MENINO ESTREMECE (VOCAÇÃO DE JEREMIAS?, DAVI DIANTE DA ARCA?) E SUA
MÃE FICA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO.
42
E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito
o fruto do teu ventre. 43 E de onde me provém isto a mim, que venha
visitar-me a mãe do meu Senhor?
44
Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha
saltou de alegria no meu ventre. 45 Bem-aventurada a que creu, pois hão
de cumprir-se as coisas que da parte do SENHOR lhe foram ditas.
MARIA
APRESENTADA COMO MÃE DO SENHOR. ESTE TERMO É PÓS PASCAL E DADO A JESUS MAS ESTÁ
NO ANTIGO TESTAMENTO ENTREGUE DIRETAMENTE A DEUS: ADONAI. ESTAMOS AINDA NOS
MOLDES DE VÍNCULO ENTRE ANTIGO E NOVO TESTAMENTO. NO VERSÍCULO 45 SE AFIRMA O
QUE FALTOU A ZACARIAS...
46
Disse entäo Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,
47 E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; 48 Porque atentou na humildade de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49 Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome. 50 E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem.
47 E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; 48 Porque atentou na humildade de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49 Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome. 50 E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem.
AQUI
TEMOS UMA MEMÓRIA DA SUA HISTÓRIA E DA HISTÓRIA DO SEU POVO. AGORA QUEM FAZ
MEMÓRIA NÃO É ZACARIAS. EM OUTRAS PALAVRAS: NÃO É NO TEMPLO QUE SE FAZ A
MEMÓRIA MAS NA VIDA! ASSIM SE JUSTIFICA A PRESENÇA DE ZACARIAS NO EVANGELHO DE
LUCAS LOGO NO PRIMEIRO CAPÍTULO.
51
Manifestou o poder de seu braço; Dissipou os soberbos no pensamento de seus corações.
52 Depós dos tronos os poderosos, E elevou os humildes. 53 Encheu de bens os famintos, E
despediu vazios os ricos. 54 Auxiliou a Israel seu servo, Recordando-se
da sua misericórdia; 55 Como falou a nossos pais, Para com Abraão e a sua
posteridade, para sempre.
A
MEMÓRIA FEITA POR MARIA RETOMA A CERTEZA DA FORÇA DE DEUS, SIGNIFICADO DO NOME
DE ELISABETH E CONSEQUENTEMENTE JUSTIFICATIVA DE SUA PRESENÇA NO RELATO DE
LUCAS.
56 E Maria ficou com ela quase três
meses, e depois voltou para sua casa.
MENÇÕES
DE TEMPO DEVEM SER ANALISADAS:
Durante cinco meses Elisabeth manteve em
segredo a sua gravidez.
No sexto mês de Elisabeth o Anjo aparece a
Maria
Maria ficou três meses da SUA gravidez com
Elisabeth
Estas três menções demonstram o esforço do relator
do Evangelho de ressaltar, proteger e sustentar a plena humanidade de João e de
Jesus. Não estamos diante de figuras míticas e sim de homens plenos. Sendo
Lucas de origem grega na qual florescem mitos, é urgente para ele desvincular
tanto João quanto Jesus de qualquer mentalidade mítica e esclarecer a
humanidade pela qual age a Graça de Deus. Lembremos que Maria encontrou Graça e
este tema é uma herança do tutor do Evangelista: o Apóstolo Paulo.
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