segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Carta aos Conselhos Comunitários







 Graça e Paz!

Desde o domingo, dia 29 de janeiro tem acontecido debates com conselhos comunitários, pastorais e movimentos acerca das respostas oferecidas pelos jovens naquilo que para eles constitui urgente no processo de Evangelização. Uma das coisas que mais foram citadas foi a necessidade de uma ampliação da nossa forma de vivenciar a preparação para o Sacramento da Confirmação.

O YOUCAT – Catecismo Jovem da Igreja Católica – afirma que ser Crismado significa buscar com mais clareza uma comunhão com Deus. O confirmado diz: “Sim, eu creio em Ti, meu Deus! Dá-me o Teu Espírito, para que eu te pertença totalmente, nunca me separe de Ti e te testemunhe com o corpo e com a alma, durante toda a minha vida, em obras e palavras, em bons e maus dias!”. E Deus diz: “Sim, Eu também creio em ti, Meu filho, e te darei o Meu Espírito e até a mim mesmo, pertencer-te-ei totalmente, nunca me separarei de ti, nesta e na vida eterna, estarei no teu corpo e na tua alma, nas tuas obras e nas tuas palavras mesmo que me esqueças, estarei sempre aqui, em bons e maus dias”.

O belíssimo sacramento da Confirmação completa o batismo. Por meio dele, o fiel recebe o dom do Espírito Santo, faz um acordo com Deus e, cheio dos dons do Espírito, é chamado a testemunhar o amor ao Senhor. Se preciso for, a dar a vida, uma vez que recebeu uma força especial para seguir Cristo até o fim de sua vida.

 Neste sentido, diante das solicitações das comunidades e dos jovens, fazemos saber que:


* Os Conselhos Comunitários devem indicar duas pessoas para o Sacramento do Batismo. Estas duas pessoas serão submetidas a um processo de formação para a vivência do Sacramento que é a porta para a Fé cristã. Estarão a serviço tanto do Batismo para crianças quanto para catequese sacramental de adultos. Peço que as comunidades estejam atentas às datas conforme presente neste blog 

Confira:


* Cabe aos conselhos das comunidades a indicação de duas pessoas para que se submetam a um processo de formação para que se tornem monitores para o Sacramento da Confirmação conforme os pedidos acima já detalhados. No mesmo link encontramos as datas para que possamos estar nas formações. 

* Todas as comunidades que indicarem suas duas pessoas devem abrir as inscrições de jovens para o sacramento da Confirmação entre 1 de junho e 1 de julho. Os jovens devem ter 13 anos completos.

* Os encontros formativos para os jovens começam no segundo domingo de julho


Peço que a partir do conhecimento deste texto todos possam realizar o que aqui se pede

Na Paz, 


Pe Dalmo














Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.