terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Elementos fundamentais da Fé católica: o ser humano em busca de Deus




O ser humano tem a capacidade de falar com Deus, contudo a óbvia pergunta é se ele pode se comunicar com Deus, pois Esse habita em luz inacessível, é Grande e Infinito, como é possível que o homem possa se comunicar com Deus?

Com nossa pequenez, com nossa mente limitada, como é possível que nosso coração seja capaz de entrar em comunhão com o infinito? Vemos uma grande dificuldade, no entanto, a Fé nos diz que o homem é capaz de Deus, não porque sejamos grandes e maravilhosos, contudo porque Deus nos fez para Ele.


Santo Agostinho nos fala sobre essa busca: "Vós sois grande, Senhor, e altamente digno de louvor: grande é vosso poder, e a vossa sabedoria não tem medida. E o homem, pequena parcela de vossa criação quer louvar-vos, precisamente o homem que, revestido de sua condição mortal, traz em si o testemunho de seu pecado e de que resistis aos soberbos. A despeito de tudo, o homem, pequena parcela de vossa criação, quer louvar-vos. Vós mesmo o incitais a isto, fazendo com que ele encontre suas delícias no vosso louvor, porque nos fizestes para vós e o nosso coração não descansa enquanto não repousar em vós". 

O ser humano tem uma alma espiritual. Saiu diretamente de Deus então o homem quer voltar ao seu Criador. Nosso coração está inquieto, só repousa em Deus. Onde está o nosso local de repouso, quietude, paz? Em Deus. Ele é o lugar, é no peito do Pai que um dia iremos repousar a cabeça.


Não é que o homem tenha uma torre de babel para chegar à Deus pelos próprios esforços. Mas sim porque veio dele, e exatamente por isso tende para Ele. A visão de Santo Agostinho ainda pode ser usada como metáfora para nós. Deus é infinito! Nós somos limitados, mas somos capazes de Deus porque o nosso coração tem uma sede infinita. Basta ser honesto consigo e investigar o próprio coração, seu coração não se aquieta com nada. Mesmo antes de falar da revelação de Deus, dos profetas, desde Abraão, Isaac Jacó... Jesus... Apóstolos... Igreja.. , antes disso tudo podemos falar do homem que na sua própria natureza tem essa inquietação.


O homem é um ser religioso. Quando um arqueólogo encontra uma ossada, como se faz pra descobrir se é uma ossada de macaco ou ser humano? Ele busca por rituais de sepultamento. Diversos. É o único animal que sabe que vai morrer. No entanto não quer morrer. Parece que no mundo inteiro, de alguma forma, ele tem uma convicção de que não morrerá.


Por que há no homem o desejo de Deus? O próprio Deus, ao criar o homem à própria imagem , inscreveu no coração dele o desejo de o ver. Ainda que esse desejo seja com freqüência ignorado, Deus não cessa de atrair o homem a si, para que viva e encontre nele aquela plenitude de verdade e de felicidade que procura sem descanso. Por natureza e por vocação, o homem é, portanto, um ser religioso, capaz de entrar em comunhão com Deus. Essa íntima e vital ligação com Deus confere ao homem a sua fundamental dignidade. O que faz que o homem seja mais que os animais é a sua capacidade, esse desejo interior. Mesmo com toda essa vontade , o homem está marcado pelo pecado, existe uma dificuldade de encontrar Deus de verdade. 

Em sua história , e até os dias de hoje, os homens têm expressado de múltiplas maneiras sua busca de Deus por meio de suas crenças e de seus comportamentos religiosos (orações, sacrifícios, cultos, meditações etc.). Apesar das ambigüidades que podem comportar, estas formas de expressão são tão universais que o homem pode ser chamado de um ser religioso:


De um só (homem), Deus fez toda a raça humana para habitar sobre a face da terra, fixando os tempos anteriormente determinados e os limites de seu hábitat. Tudo isto para que procurassem a divindade e, mesmo às apalpadelas, se esforçassem por encontrá-la, embora Ele não esteja longe de cada um de nós. Pois nele vivemos, nos movemos e existimos( At 17,23-28). Esse esforço humano que os religiosos fazem para chegar a Deus é válido, apesar das ambiguidade que podem comportar.



Alegre-se o coração dos que buscam o Senhor! (Sl 105,3). Se o homem pode esquecer ou rejeitar a Deus, este, de sua parte, não cessa de chamar todo homem a procurá-lo, para que viva e encontre a felicidade. Mas sua busca exige do homem todo o esforço de sua inteligência, a retidão de sua vontade, um esforço reto, e também o testemunho dos outros, que o ensinam a procurar a Deus.


O ser humano é por natureza e vocação, um ser religioso. Porque provém de Deus e para Ele caminha, o homem só vive uma vida plenamente humana se viver plenamente sua relação com Deus. O ser humano é feito para viver em comunhão com Deus, no qual encontra sua felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.