quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Plano de Ação Pastoral Paroquial - 2015

IGREJA QUE SAI PARA SERVIR


Fundamentação Bíblica - A Parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37): “Quem é o meu próximo?” – perguntou o Doutor da Lei a Jesus, que em seguida lhe contou a Parábola do Samaritano. Para Jesus, próximo é aquele de quem nos aproximamos, sentimos compaixão e servimos.
O serviço é a primeira exigência da ação evangelizadora da Igreja e precisa ser a primeira atitude do discípulo que se coloca em missão. Não podemos realizar este Ano Missionário pensando apenas em engrossar as nossas fileiras. Sair em missão significa desejar tornar evangélicas as realidades que ainda são marcadas pela injustiça, de modo especial, as periferias empobrecidas e as periferias existenciais. Aqueles que estão marcados por situações de morte precisam ser os primeiros para os quais somos enviados.

PISTAS DE AÇÃO:

a) Identificar “periferias existenciais”, isto é, realidades que exijam atenção especial por colocar a vida em risco e organizar ações nestas realidades. Refletir sobre os empobrecidos e sofredores da realidade paroquial. Pensar os empobrecidos de forma ampla: pobres financeiramente, pobres de saúde, pobres de afeto, pobres de formação, empobrecidos espiritualmente, entre outras formas de pobreza de nossos dias; organizando ações missionárias específicas para cada um deles.
Este não é um ponto muito complexo posto que cada comunidade nossa possui áreas totalmente descobertas. Para cada comunidade visualizamos uma, duas ou mais áreas que precisam de nossa devida atenção.

b) Tornar as atividades das Pastorais da Paróquia mais missionárias, isto é, convocar as lideranças a buscar os que se encontram mais distantes e afastados. Incentivar, em especial, a Pastoral da Criança e do Idoso.

c) Provocar nossos grupos a assumirem um caminho itinerante de Missão.  

d) Criar e efetivar a Pastoral da Esperança, sendo presença efetiva nos hospitais.


e) Nas formações dadas, enfocar temas sociais aproveitando orientações da Doutrina Social da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.