sexta-feira, 20 de abril de 2012

Direito de Resposta



A Paróquia de São Pedro e São Paulo unida à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, nas pessoas de seus respectivos administradores,  expressam sua indignação com a declaração do senhor prefeito da cidade de Santa Rita, na qual ele responsabiliza Deus pela falta de recursos nesta cidade, bem como com a ofensa verbal contra um jornalista.
Assistimos perplexos o caminhar de uma afirmação infeliz que não mediu consequencias e que com certeza, deixou indignada qualquer pessoa que professe a fé no Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Momentos de impaciência e descontrole podem atingir qualquer pessoa em qualquer momento. Perder o controle é algo que pode acontecer quando estamos expostos a situações limites, todavia, mesmo aí, somos convidados a cultivar o equilibrio para evitar que destratemos as pessoas. O ser humano merece todo o respeito em todos os momentos, em qualquer atividade que exerça e quem está à frente de uma instituição, deve olhar para o povo como responsável por ele e não como se estivesse acima dele! Isto é mais relevante ainda quando se exerce um cargo eletivo, no qual a participação do povo é fundamental.
A democracia neste país foi reconquistada às custas de muito esforço, muito sangue derramado e muitos sonhos cultivados e nesta reabertura a Igreja teve um papel essencial, portanto, a democracia deve ser defendida em todas as circunstâncias. O que vemos por todos os lados é um desencanto com a política, por conta do esvaziamento de utopias antigas, bem como pelo distanciamento que as pessoas sentem daqueles que foram escolhidos para representá-lo! Cabe a um político, uma presença efetiva no meio do povo, ouvindo, debatendo e lutando pelo mesmo povo, cumprindo o seu papel que não caiu do céu, foi entregue pelo povo! Cabe a um político zelar pela educação de seu povo, porque uma nação que não valorize a educação é uma nação que pode ser movida de um canto a outro como se fosse gado! Cabe a quem tem o direito de administrar uma nação, um estado, uma cidade, bem como a qualquer instância que se administre, o fazer com toda dignidade e justiça! Não com espírito de superioridade e sim com despojamento e delicadeza ao ouvir, serenidade no trato e abertura ao diálogo com opiniões opostas. Normalmente se conceitua democracia como sendo o governo estabelecido pelo povo, representando os seus  anseios, assim sendo, a população tem direito de saber o que está acontecendo em sua cidade, no que diz respeito a educação, saúde, moradia, segurança, administração de recursos. Afirmar que Deus é o culpado pela falta de dinheiro, na verdade é uma fuga das responsabilidades, é uma demonstração de desinteresse pelo povo e desrespeito para com Deus e com o espírito religioso.  A imagem de Deus é outra, Ele se solidarizou com a humanidade, se fez Pastor da humanidade e por ela deu a vida. Deus quer a vida dos seus filhos. Ele não compactua com a injustiça, não aceita o pecado e se coloca ao lado dos escravizados! "Eu vi a miséria do meu povo e desci!" (Ex 3) De quem é a culpa? Quem tem toda a responsabilidade é a ausência de prioridades políticas. A falta de recursos é fruto de uma metodologia política sem horizonte, desprovida de perspectivas.
Cabe as pessoas pensarem um pouco mais sobre a importância de seu voto. Com um voto, podemos dar um passo na renovação de nossa cidade, estado, nação. Voto não deve ser tratado como mercadoria de barganha, portanto, aprendamos a proteger o nosso voto, o nosso direito de escolher e escolher bem. Nosso Deus é Senhor da Vida! Pastor do Seu Povo portanto, merece todo respeito! E o espírito religioso de nossa cidade também o merece.
Aqui fica nossa demonstração de tristeza e insatisfação ao mesmo tempo em que solicitamos da autoridade em questão uma retratação pública!

Que Deus, o Pai das Misericórdias,  abençoe por meio do Seu Filho Amado, Jesus, com os Dons do Espírito Santo,  a todos os homens e mulheres de boa vontade desta cidade!