quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Pecado: abandono do projeto de Deus

O homem não quis depender de DEUS, ele quis fazer-se DEUS. Tratou não somente de conhecer o bem e o mal, mas de constituir-se juiz soberano de suas próprias ações; direito que pertence somente ao Criador. Pecado consiste em não confiar no amor de DEUS e em sua sabedoria; é confiar mais na força humana do que na força do alto.
Então, o homem, tentado pelo diabo, deixou morrer em seu coração a confiança em seu Criador e, abusando de sua liberdade, desobedeceu ao mandamento de DEUS. Foi nisto que consistiu o primeiro pecado do homem. “Todo pecado, daí em diante, será uma desobediência a DEUS e uma falta de confiança em sua bondade”
Neste pecado, o homem preferiu a si mesmo a DEUS, e com isso menosprezou a DEUS: optou por si mesmo contra DEUS, contrariando as exigências de seu estado de criatura e conseqüentemente de seu próprio bem. “Constituído em um estado de santidade, o homem estava destinado a ser plenamente divinizado” por DEUS na glória. Pela sedução do diabo, quis “ser como DEUS”, mas sem DEUS, e antepondo-se a DEUS, e não segundo DEUS”.
Quando DEUS ordenou: “Não comereis o fruto, senão morrereis”, não se referia à morte biológica, mas à desintegração do próprio homem ao separar-se daquele que é a vida.
Vemos no texto que o homem preferiu comer o fruto misterioso que apresentava ter poderes mágicos. Esta foi a sua primeira frustração, pois logo que o provou, em vez de saciá-lo e satisfazê-lo, produziu um efeito contrário: o homem tomou consciência de que lhe faltava alguma coisa: suas vestes, de que está nu... Perde DEUS e procura coisas das quais sente falta e isso nunca o satisfaz. O homem perde o seu alvo, seu ponto de referência e sente nele um grande vazio que é a falta de DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.