segunda-feira, 17 de maio de 2010

A EUCARISTIA E NOSSA SENHORA




Há uma grandiosa relação entre a Eucaristia e a Virgem Maria. Essa relação não é nova, não é invenção nossa, faz parte da mais antiga Tradição da Igreja. Teólogos santos dos primeiros séculos, como Santo Ambrósio, São João Damasceno, Santo Agostinho e Santo Hilário, afirmavam uma identidade entre a carne ofertada por Cristo na Eucaristia e a carne que ele recebeu da Virgem Maria.
Esta relação se explica porque o Verbo divino se fez presente no ventre de Maria. E durante nove meses foi crescendo como as crianças crescem, normalmente. Maria acompanha o crescimento de Deus dentro de si. Há uma troca amorosa que teologicamente é chamada intercâmbio de dons. Isso quer dizer que enquanto Deus vai ganhando carne dentro do ventre de Maria, Ele vai modelando a própria Maria por meio do Espírito Santo. Por isso, Maria é puríssima, porque foi preparada para trazer Deus em si, IMACULADA. E porque fez como nenhum de nós poderá jamais fazer, a experiência do Cristo dentro de si. Neste sentido, Maria foi a primeira a fazer a experiência do corpo de Cristo. E mais ainda, como nenhum de nós poderá fazer. Por isso ela é a primeira redimida, modelo para os cristãos, mãe dos discípulos de Jesus!
Quero encerrar com uma citação de Santo Tomás de Aquino, Santo e Teólogo do Século XIII: "Entre a Eucaristia e Maria há uma dependência. Uma dependência de origem, pois o corpo de Cristo que é imolado e sacramentalmente entregue, é a carne recebida de Maria. " Levando este pensamento um pouco mais adiante concluiremos tranquilamente que o corpo de Maria, deveria ter o mesmo destino do de Cristo: o Céu, pois a humanidade de Cristo vem de Maria!

Pe Dalmo Radimack

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.