quinta-feira, 3 de março de 2016

Comunicados importantes sobre a Primeira Comunhão



Graça e Paz!

No ano de 2011, entre os meses de agosto e novembro, debatemos mensalmente com todos os que possuem atividades vinculadas com a Catequese. Deste debate obtivemos como resultado um tipo de regimento para a Catequese Paroquial. Alguns pontos devem ser sempre lembrados:

"3. Conforme calendário estabelecido, possuímos um período fixo para a celebração da Primeira Eucaristia. Este ficou sendo o tempo Pascal. Momento adequado para que todas as nossas crianças recebam Jesus pela Primeira vez!   
Então, todas as comunidades já deveriam ter agendado as datas possíveis para a Primeira Eucaristia levando em conta o seu calendário de Missas e essas definições. 

Todos os anos, por mais que insistamos uma pergunta sempre retorna: 
"Como fazer com as crianças que se prepararam para a Primeira Comunhão mas não são batizadas?"

A resposta se encontra no mesmo subsídio sobre a Catequese. Vejamos:

"1.      Para que uma criança receba o Sacramento do Batismo ela tem que ter menos de sete anos. De sete anos até os treze, ela deve passar pela preparação catequética para a Primeira Eucaristia."
Por isso, falando sobre a Primeira Comunhão se diz o seguinte no mesmo texto:
"4. As crianças que não foram batizadas, o serão no mesmo dia da Primeira Eucaristia."
Em tese todas essas questões já foram resolvidas. Falta apenas que nos empenhemos em manter acesa na memória e na práxis aquilo que nós mesmos decidimos em conjunto, no ano de 2011 e que apareceu em nosso Plano de Ação Pastoral no ano de 2012. 
Sobre o Batismo ainda se diz:
"Para que se recebe o sacramento do Batismo é necessário que pais e padrinhos participem de duas reuniões. Nenhuma pessoa pode alegar que sua vida em comunidade lhe dispensa das reuniões, pois ao final da segunda reunião é entregue um comprovante de participação que não pode ser entregue sem a devida participação. Sem este comprovante, não é possível batizar conforme determinação da Região Várzea onde esta paróquia é situada."

Por conta disto que está acima lembrado sobre o Batismo, queria comunicar que amanhã, dia 04 de março de 2016 é a data limite para que as catequistas encaminhem os pais das crianças e os padrinhos com as documentações necessárias para fazer a inscrição dos mesmos para as reuniões preparatórias. 
Sobre as vestes, este ano, os meninos usarão camisas brancas (manga 3/4 conforme se chamam) e calça preta. As meninas vestidos brancos e lembramos que foi passado para as mães que eram vestidos simples e não vestidos longos. 
O texto integral sobre estas determinações pode ser encontrado no seguinte link:
http://paroquiatibiri02.blogspot.com.br/2012/02/o-exemplo-de-jesus-o-ministerio-da.html


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.