segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Corrupção e Passividade!


Desde que a imprensa começou a divulgar o que aconteceu na boate Kiss, em Santa Maria, a comoção tomou conta de nosso país. Quem de nós que tendo filhos e filhas, irmãos e irmãs, amigos, não se colocou no lugar das famílias e dos amigos das vítimas? Uma corrente de solidariedade se espalhou igualmente pelas redes sociais, demonstrando que as pessoas ainda guardam uma semente de solidariedade e preocupação com as outras, contrariando a imagem ridícula do humano defendida pelos programas de confinamento coletivo como o BBB e a Fazenda.                                                                       
 Muitos comentários acerca do que aconteceu correram via meios de comunicação, uma perspectiva de interpretação chama de fatalidade, e uma outra, sustentada por um cartaz da banda que se apresentava na boate, chama de ação de  poderes maléficos. A primeira coisa que podemos dizer é que o que aconteceu em Santa Maria não foi uma fatalidade, e poderia ter acontecido em qualquer lugar deste país! O que aconteceu em Santa Maria tem nome e o nome é muito claro! Determinadas situações expressam e comprovam uma estrutura corrupta. Uma primeira irresponsabilidade partiu dos músicos, um sinalizador dentro de um ambiente fechado é o estopim. O fogo se espalha porque o ambiente é recoberto em vista de uma melhor acústica e pessoas desesperadas tentam sair de um espaço sem saída de emergência o que é a segunda irresponsabilidade! A porta de entrada é a mesma de saída, o que é expõe as pessoas a um risco desnecessário e é também uma grave irresponsabilidade.         
Os seguranças, pensando se tratar de uma briga, tentam impedir as pessoas de saírem, supondo que fosse uma briga e não um incêndio, não estariam as pessoas lá dentro de fato expostas um grave risco? Concordo que os seguranças não são culpados no entanto, essa atitude deve ser analisada e corrigida! Vamos ter que admitir que essa incompreensão por parte dos seguranças, no primeiro momento, pode ter causado a morte de muitas pessoas. Um outro fato a ser avaliado diz respeito à quantidade de pessoas, salvo engano meu, a capacidade do ambiente é de mil pessoas. Salvo engano, repito, estavam lá quase 1500 pessoas.                                                                                                                          
Como a fiscalização é falha e corrupta, um espaço sem saídas de emergências adequadas, sem rotas de fuga foi diretamente responsável por muitas vidas ceifadas! A pior de todas as irresponsabilidades é que a boate estava com o alvará de funcionamento vencido. O problema maior não é estar vencido é ter sido concedido em alguma ocasião. Como um ambiente com todas essas falhas que estão sendo apontadas pode ter tido licença para funcionar? Sobre o alvará um dia concedido, teremos que admitir uma total irresponsabilidade negligente de quem deveria zelar pelo reto funcionamento de ambientes seguros ou teremos que admitir que aquele velho jeitinho brasileiro colocou as vidas em risco por tanto tempo na boate Kiss. E você ainda acredita que isso é uma fatalidade? O que assistimos é fruto da corrupção, do jeitinho, do toma lá dá cá, do velho apadrinhamento, daquela frase: “conheço alguém que pode resolver!”Não há nada de fatalidade, todos os encaminhamentos dados, levaram a isto e como já disse, poderia acontecer em qualquer lugar deste país!                                                                                                                Segmentos religiosos radicais afirmam a ação do demônio, porém não se iluda, o demônio desta história não é outro senão a corrupção presente no país combinada à passividade de uma população que até contesta a falta de segurança, de educação, e entretanto mantém os braços cruzados e a mente anestesiada pelas propagandas de televisão!  

Nossas orações pelas vítimas e pelas famílias entristecidas!                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.